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Suporte organizacional, capital social e satisfação no contexto do teletrabalho - o caso do Instituto Federal de Rondônia

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Abstract(s)

Com o surgimento da pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a recomendação de isolamento social, muitas organizações encontraram no teletrabalho a alternativa para continuarem suas atividades. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar o nível de suporte organizacional, capital social e a satisfação laboral dos servidores técnico-administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), durante o período de teletrabalho imposto pela pandemia da COVID-19, mais precisamente de 01/09/2020 a 01/02/2022. Este estudo de caso refere-se a uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, que contou com a participação de 195 servidores técnico-administrativo do IFRO. Para a formulação do questionário foram utilizadas a Escala de Percepção de Suporte Organizacional (EPSO), a Escala de Capital Social Organizacional (ECSO) e a escala Job Satisfaction Índex (JSI). Os resultados revelaram níveis inferiores de suporte organizacional em comparação com a literatura anterior a pandemia da COVID-19. Em relação ao capital social e a satisfação laboral as médias encontradas foram semelhantes aos estudos pré-pandemia. Além disso, foram observadas correlações positivas entre as variáveis analisadas. Destaca-se o impacto do suporte organizacional no capital social e na satisfação laboral e a influência das redes de capital social na satisfação laboral. Com tais resultados, acreditamos oferecer contributos relevantes para a instituição em estudo, para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.
With the emergence of the pandemic caused by the new coronavirus (SARS-CoV-2) and the recommendation of social isolation, many organizations found in telework the alternative to continue their activities. In this context, the present research has as general objective to evaluate the level of organizational support, social capital and the work satisfaction of the technical-administrative servers of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), during the telework period imposed by the COVID-19 pandemic, more precisely from 01/09/2020 to 01/02/2022. This case study refers to a quantitative, transversal and descriptive research, which had the participation of 195 technical-administrative servants of the IFRO. The Perception of Organizational Support Scale (EPSO), the Organizational Social Capital Scale (ECSO) and the Job Satisfaction Index (JSI) scale were used to formulate the questionnaire. The results revealed lower levels of organizational support compared to the literature prior to the COVID-19 pandemic. In relation to social capital and job satisfaction, the averages found were similar to pre-pandemic studies. In addition, positive correlations were observed between the variables analyzed. The impact of organizational support on social capital and job satisfaction and the influence of social capital networks on job satisfaction are highlighted. With these results, we believe to offer relevant contributions to the institution under study, to the academic community and to society in general.

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Keywords

Teletrabalho Suporte organizacional Telework Organizational support Social capital Job satisfaction

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