Publication
Gestão curricular como prestação de serviço educativo
| dc.contributor.author | Teixeira, Inês | |
| dc.contributor.author | Diogo, Fernando | |
| dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2023-04-11T11:59:48Z | |
| dc.date.available | 2023-04-11T11:59:48Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | Procede-se neste estudo à análise dos processos de gestão do currículo na escola, tais como descritos e avaliados nos 289 relatórios de avaliação externa de escolas da região norte de Portugal, produzidos entre os anos de 2011 e 2017. Os dados indiciam graves fragilidades ao nível da gestão do currículo levada a cabo pelas escolas, permitindo a inferência de que o currículo não é ainda um projeto que as escolas concebam, a partir do currículo nacional. Os índices de insucesso escolar, a indisciplina nas aulas, as dificuldades com as famílias e o desconforto dos professores comprovam que a rigidez curricular e organizacional está na mais completa contradição com a acentuada heterogeneidade discente, tornando um desenvolvimento curricular fundado no paradigma racional-tecnológico. Face à complexidade acrescida da escola para todos, o currículo nacional precisa de ser, ao nível da escola, reconcetualizado e reconstruído, para se tornar acessível aos alunos e para que estes reconheçam a sua relevância. Contextualizar, integrar, adequar e diferenciar o currículo constituem o conjunto de decisões curriculares a serem assumidas pelos professores, individual e coletivamente. Não obstante, os dados indicam que, no essencial, impera a ditadura do currículo prescrito e que a gestão curricular de escola é, ainda incipiente. Os maiores avanços ter-se-ão produzido no âmbito das medidas de recuperação e apoio aos alunos com atrasos e/ou dificuldades de aprendizagem. As escolas parecem não ter consciencializado ainda que o currículo real que desenvolvem é um dos principais fatores desse insucesso e dessas dificuldades e atrasos. E, por isso, lançam mão de uma estratégia remediativa quando podiam minimizar o fenómeno através duma estratégia preventiva: conceber um currículo real contextualizado, adequado e articulado. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Teixeira, I., Diogo, F., & Duarte, P. (2018). Gestão curricular como prestação de serviço educativo. In Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 104-116). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22702 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. | pt_PT |
| dc.subject | Gestão curricular | pt_PT |
| dc.subject | Articulação curricular | pt_PT |
| dc.subject | Escola | pt_PT |
| dc.subject | Currículo | pt_PT |
| dc.title | Gestão curricular como prestação de serviço educativo | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 116 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 104 | pt_PT |
| person.familyName | Diogo | |
| person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
| person.givenName | Fernando | |
| person.givenName | Pedro Duarte | |
| person.identifier | 0000000070841818 | |
| person.identifier.ciencia-id | CD14-D3F4-9A4A | |
| person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-8238-1243 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-7178-7889 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 4dfb3086-697d-449a-a1e4-754a82451956 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe | |
| relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |
