Repository logo
 
Publication

Gestão curricular como prestação de serviço educativo

dc.contributor.authorTeixeira, Inês
dc.contributor.authorDiogo, Fernando
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2023-04-11T11:59:48Z
dc.date.available2023-04-11T11:59:48Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractProcede-se neste estudo à análise dos processos de gestão do currículo na escola, tais como descritos e avaliados nos 289 relatórios de avaliação externa de escolas da região norte de Portugal, produzidos entre os anos de 2011 e 2017. Os dados indiciam graves fragilidades ao nível da gestão do currículo levada a cabo pelas escolas, permitindo a inferência de que o currículo não é ainda um projeto que as escolas concebam, a partir do currículo nacional. Os índices de insucesso escolar, a indisciplina nas aulas, as dificuldades com as famílias e o desconforto dos professores comprovam que a rigidez curricular e organizacional está na mais completa contradição com a acentuada heterogeneidade discente, tornando um desenvolvimento curricular fundado no paradigma racional-tecnológico. Face à complexidade acrescida da escola para todos, o currículo nacional precisa de ser, ao nível da escola, reconcetualizado e reconstruído, para se tornar acessível aos alunos e para que estes reconheçam a sua relevância. Contextualizar, integrar, adequar e diferenciar o currículo constituem o conjunto de decisões curriculares a serem assumidas pelos professores, individual e coletivamente. Não obstante, os dados indicam que, no essencial, impera a ditadura do currículo prescrito e que a gestão curricular de escola é, ainda incipiente. Os maiores avanços ter-se-ão produzido no âmbito das medidas de recuperação e apoio aos alunos com atrasos e/ou dificuldades de aprendizagem. As escolas parecem não ter consciencializado ainda que o currículo real que desenvolvem é um dos principais fatores desse insucesso e dessas dificuldades e atrasos. E, por isso, lançam mão de uma estratégia remediativa quando podiam minimizar o fenómeno através duma estratégia preventiva: conceber um currículo real contextualizado, adequado e articulado.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, I., Diogo, F., & Duarte, P. (2018). Gestão curricular como prestação de serviço educativo. In Livro de Atas do IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação (pp. 104-116). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22702
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboa.pt_PT
dc.subjectGestão curricularpt_PT
dc.subjectArticulação curricularpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.titleGestão curricular como prestação de serviço educativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage104pt_PT
person.familyNameDiogo
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNameFernando
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier0000000070841818
person.identifier.ciencia-idCD14-D3F4-9A4A
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-8238-1243
person.identifier.orcid0000-0002-7178-7889
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4dfb3086-697d-449a-a1e4-754a82451956
relation.isAuthorOfPublication4ed00eac-cf85-423d-9771-9d0ea3e9aafe
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PedroDuarte_2023_6.pdf
Size:
365.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: