Repository logo
 
Publication

Interacção humano-máquina no processo composicional

dc.contributor.advisorAzevedo, Carlos Alberto Possidónio da Silva de
dc.contributor.advisorAndrikopoulos, Dimitrios
dc.contributor.authorCosta, Nuno André Pinheiro Trocado da
dc.date.accessioned2017-12-27T14:11:51Z
dc.date.available2017-12-27T14:11:51Z
dc.date.issued2017-12-12
dc.description.abstractCom a problemática da interacção humano-máquina no processo composicional como pano de fundo, a presente dissertação prossegue três vectores simultâneos: (a) um portfolio de alguma da música que escrevi nos últimos dois anos, na qual fiz uso de (b) um conjunto de ferramentas de composição algorítmica assistida por computador que desenvolvi sincronicamente no mesmo período de tempo, por sua vez fruto de (c) uma reflexão sobre os conceitos subjacentes, aqui apresentada monograficamente. De entre as ferramentas desenvolvidas destaca-se uma biblioteca em Common Lisp integrando funções relativas a operações combinatórias simples com vastas colecções de alturas e à exploração de propriedades geométricas de ciclos rítmicos e tonais, bem como um programa de manipulação de áudio com cadeias de Markov. A música escrita que integra este trabalho assume-se simultaneamente como ponto de partida e de chegada do percurso de investigação.pt_PT
dc.description.abstractWith the issues of human-machine interaction in the compositional process as a background, the present dissertation follows three simultaneous vectors: (a) a portfolio of some of the music that I wrote in the past two years, in which I applied (b) a set of computer-assisted algorithmic composition tools that I developed synchronously in that period of time, following (c) a reflection on the underlying concepts, presented here monographically. A library in Common Lisp stands out among the tools, including functions to perform simple combinatorics with large pitch collections and to the exploration of geometric properties observed in rhythmic and tonal cycles, as well as a program to manipulate audio using Markov chains. The written music—which is an integral part of this work—is simultaneously the point of departure and the point of arrival for the research path that I followed.pt_PT
dc.identifier.tid201792230pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10661
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComposição algorítmica assistida por computadorpt_PT
dc.subjectCommon lisppt_PT
dc.subjectOpenmusicpt_PT
dc.subjectPwglpt_PT
dc.subjectExcentricidade e uniformidade rítmica e tonalpt_PT
dc.subjectCadeias de Markovpt_PT
dc.subjectComputer-assisted algorithmic compositionpt_PT
dc.subjectRhythmic odditypt_PT
dc.subjectEvennesspt_PT
dc.subjectMarkov chainspt_PT
dc.titleInteracção humano-máquina no processo composicionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Composição e Teoria Musicalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Nuno_Costa_MCTM_2017.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: