Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva Fortes

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorBoal-Palheiros, Graça
dc.contributor.authorFortes, Vânia Sofia
dc.date.accessioned2025-05-14T14:14:05Z
dc.date.available2025-05-14T14:14:05Z
dc.date.issued0214
dc.date.submitted0214
dc.description.abstractEste Relatório de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Inclui o meu percurso e a minha evolução durante as Práticas Educativas I, II e III e um projeto de investigação relativo à “Prática Musical no Jardim de Infância”. O Relatório divide-se em três partes: primeiro, o “Guião de Observação da Prática Musical do Ensino Básico” onde há referência às Práticas Educativas abordando aspetos ligados às instalações da escola, equipamentos, projetos da escola e perfil dos alunos, entre outros; seguidamente uma análise e reflexão das Práticas Educativas abordando o repertório, fundamentação das escolhas feitas para as aulas e outras atividades, a recetividade e o progresso dos alunos; e por fim, o projeto de investigação, que consistiu num estudo exploratório, com o objetivo de compreender a importância da Música no Jardim de Infância, a ação do professor e o desenvolvimento musical das crianças focando a faixa etária dos 3 aos 5 anos de idade.por
dc.description.abstractThis Report of the Teaching Practice is presented in the framework of the Master in Music Education-Teaching in Elementary School of the Escola Superior de Educação of the Instituto Politécnico do Porto. It includes the development and progression of my journey during the three phases of the Teaching Practice - Educational Practices I, II and III and a research project on "Musical Practice in Kindergarten". The Report is divided into three parts: first, a "Guide of Musical Practice - Observation of Basic Education" is presented, where there is reference to Educational Practices addressing aspects related to the school's facilities, equipment, projects, and the student’s profile, among others; then an analysis and reflection of Educational Practices addressing the repertoire, an explanation of the choices made for the lessons and other musical activities, and the receptiveness and progress of the students; and finally, a research project, which consisted of an exploratory study with the objective of understanding the importance of music in kindergarten, the educator’s practice and the children's musical development, focusing on the age group of 3 to 5 years of age.por
dc.identifier.tid203942418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30074
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação Musical
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectPrática Educativa
dc.subjectMúsica na Infância
dc.subjectMusic Education
dc.subjectLearning
dc.subjectEducational Practice
dc.subjectMusic in Childhood
dc.titleRelatório de Estágio de Vânia Sofia Paiva Fortespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Vania Fortes_2014.pdf
Size:
2.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: