Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorGuimarães, Maria de Fátima Silva Santos Marques
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorCarvalho, Daniela Filipa Magalhães
dc.date.accessioned2016-11-10T16:02:50Z
dc.date.available2016-11-10T16:02:50Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e a da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no mestrado referido, apresenta-se este relatório no qual é descrito o período de estágio realizado em Educação Pré-Escolar, no “Infantário Monfortinhos de Real”, instituição de ensino particular e cooperativo, numa sala de crianças com 4 anos de idade. O estágio referido pretende contribuir para o desenvolvimento das competências profissionais explanadas no Decreto-lei nº.241/2001, de 30 de agosto, “Perfil Geral e Específico de Desempenho do Educador de Infância”. O presente relatório tem o principal objetivo de partilhar a prática desenvolvida pela mestranda ao longo do período de estágio na instituição de educação pré-escolar já enunciada, assim como as aprendizagens conseguidas. Para a realização de uma prática sustentada, a mestranda teve em consideração teorias consistentes que inspiraram e fundamentaram as práticas desenvolvidas. Importa ainda de salientar que para intervir de modo no real de modo fundamentado, é necessário observar e caraterizar o contexto, assim como as crianças, para agir em conformidade com os interesses e necessidades do grupo. Para tal, a mestranda agiu de acordo com a metodologia de investigação-ação, procurando melhorar sempre as suas práticas, assim como a sua capacidade profissional, sem nunca esquecer a importância da formação contínua que deve estar presente ao longo de toda a vida do Educador.pt_PT
dc.description.abstractRelatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: In the context of the Masters in Preschool Education and the Course of Supervised Teaching Practice, integrated in the above mentioned master, it is presented this report which describes the period of internship in Preschool Education, at the Preschool Monfortinhos de Real, a private educational institution, in a 4 years old children's room. This stage aims to contribute to the development of the professional skills as detailed in Decree-Law No. .241/2001, from the 30th August, "General Profile and Specific Performance of a Childhood Educator." This report has the main objective of share the practice developed by a graduate student during the probationary period in the above mentioned preschool education establishment, as well as the knowledge meanwhile achieved. For the accomplishment of a sustainable practice, the graduate student took in consideration consistent and substantiated theories that inspired the practices. It should also be noted that, in order to act in a real and substantiated manner, it is necessary to observe and characterize the context, as well as the children, to act in accordance with the interests and needs of the group. Therefore, the graduate student acted according to the methodology of action research, always looking to improve her practices, as well as her professional capacity, without forgetting the importance of continuing the education that must be present throughout the life of an Educator.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCEB da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, visa explanar a prática docente da mestranda, desenvolvida numa turma do 3º ano de escolaridade, numa instituição de ensino público, a Escola Básica da Torrinha, na cidade do Porto. Para o desenvolvimento da prática, muito contribuíram as aulas da unidade curricular de prática pedagógica supervisionada pois permitiram conhecer perspetivas e desenvolver competências no sentido da docência do 1º ciclo do ensino básico. Tendo em conta os teóricos abordados em aula e as pesquisas realizadas pela mestranda, esta procurou basear a sua ação num cruzamento constante entre os quadros teóricos que defende e a reflexão sobre a mobilização dos mesmos na ação. Deste modo, enveredou numa metodologia de investigação-ação procurando melhorar a sua ação pedagógica, ao mesmo tempo que pretendia descobrir e construir a sua profissionalidade docente. No presente relatório o leitor poderá encontrar as teorias defendidas pela mestranda, a caraterização do contexto de estágio, assim como relatos de uma prática desenvolvida à luz das caraterísticas do professor do século XXI, tendo em conta aspetos fundamentais como a articulação curricular, a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula, a consideração dos interesses e contextos dos alunos, a diferenciação pedagógica e a valorização de metodologias ativas que coloquem o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.pt_PT
dc.description.abstractRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report, made in the context of the course of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master in Preschool and Primary School Education, aims to explain the teaching practice of the master’s student developed in a third grade class at Torrinha Primary School, a public institution located in Porto. The Supervised Teaching Practice classes greatly contributed to the progress of the practice, because they allowed to access different perspectives and develop skills towards teaching the first cycle of basic education. Further to the theory learned in class and the research conducted by the graduate student, the activity was based in a constant cross between the theoretical frameworks that she believes and in a reflection on the mobilization of these theories in her action. Therefore, the student embarked on a researchaction methodology and tried to improve her pedagogical action while she intended to discover and build her teaching professional identity. In this report, the reader will find the theories advocated by the master’s student, the characterization of the stage context, as well as descriptions of a practice developed by the characteristics of the common teacher of the XXI century, regarding fundamental aspects such as the curriculum articulation, the use of Information and Communication Technologies in the classroom, the consideration of the interests and backgrounds of students, special education and the enhancement of active methodologies that place the student at the centre of the teaching and learning process.pt_PT
dc.identifier.tid201358638
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8651
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectFormação ao longo da vidapt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectAction-research methodologypt_PT
dc.subjectPractice throughout lifept_PT
dc.subjectMetodologia de investigação-açãopt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectProfessor do século XXIpt_PT
dc.subjectMetodologias ativaspt_PT
dc.subjectAction-research methodologypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectXXI century teacherpt_PT
dc.subjectActive methodspt_PT
dc.titleRelatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)pt_PT
dc.title.alternativeRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
DM_DanielaCardoso_2014_EPE.pdf
Size:
6.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
DM_DanielaCardoso_2015_E1CEB.pdf
Size:
7.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: