Publication
A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação
dc.contributor.author | Amante, Maria João | |
dc.contributor.author | Araújo, Lia | |
dc.contributor.author | Fernandes, Rosina | |
dc.contributor.author | Fonseca, Susana | |
dc.contributor.author | Magalhães, Cátia | |
dc.contributor.author | Martins, Emília | |
dc.contributor.author | Mendes, Francisco | |
dc.contributor.author | Xavier, Paula | |
dc.date.accessioned | 2017-08-01T17:24:54Z | |
dc.date.available | 2017-08-01T17:24:54Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio, integrado do curso de Licenciatura em Educação Social (ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público- alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no processo de formação, como um contacto formal e estruturado com o mundo do trabalho. Partindo do reconhecimento da importância da educação no trabalho social e, mais concretamente, na intervenção gerontológica, importa saber qual a contribuição da Educação Social na capacitação individual e social para a promoção de um envelhecimento mais digno, ativo e bem- sucedido. Durante os anos letivos 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012 e 2013/2014 auscultou-se a opinião do público-alvo dos projetos de estágio (pessoas idosas) e pelos próprios estagiários acerca do impacto das atividades desenvolvidas, tendo-se recorrido a questionários e entrevistas estruturadas para o efeito. Os resultados sugerem a importância das atividades ao nível do aumento do bem-estar pessoal e relações interpessoais, reportado quer por estagiários, quer por pessoas idosas. Dado o contributo que o Educador Social pode ter no envelhecimento, apresenta-se a necessidade de se preparem Técnicos Superiores de Educação Social capacitados para as especificidades do trabalho com esta população-alvo. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8969-06-6 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10166 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto | pt_PT |
dc.subject | Educação Social | pt_PT |
dc.subject | Intervenção Gerontológica | pt_PT |
dc.subject | Estágio | pt_PT |
dc.subject | Idosos | pt_PT |
dc.title | A Prática do Educador Social no Envelhecimento: da Formação à Ação | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | XXVII - Congresso Internacional Pedagogia Social | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 28 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | Pedagogia / educação Social: teorias práticas: espaços de investigação, formação e ação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |