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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo exploratório procura analisar o impacto do estágio,
integrado do curso de Licenciatura em Educação Social
(ESEV-IPV), no que diz respeito aos benefícios da intervenção
socioeducativa com pessoas idosas percecionados pelo público-
alvo e pelos promotores dos projetos. O estágio surge, no
processo de formação, como um contacto formal e estruturado
com o mundo do trabalho. Partindo do reconhecimento da importância
da educação no trabalho social e, mais concretamente,
na intervenção gerontológica, importa saber qual a contribuição
da Educação Social na capacitação individual e social para a
promoção de um envelhecimento mais digno, ativo e bem- sucedido.
Durante os anos letivos 2009/2010, 2010/2011, 2011/2012
e 2013/2014 auscultou-se a opinião do público-alvo dos projetos
de estágio (pessoas idosas) e pelos próprios estagiários acerca
do impacto das atividades desenvolvidas, tendo-se recorrido a
questionários e entrevistas estruturadas para o efeito. Os resultados
sugerem a importância das atividades ao nível do aumento
do bem-estar pessoal e relações interpessoais, reportado quer
por estagiários, quer por pessoas idosas. Dado o contributo que
o Educador Social pode ter no envelhecimento, apresenta-se a
necessidade de se preparem Técnicos Superiores de Educação
Social capacitados para as especificidades do trabalho com esta
população-alvo.
Description
Keywords
Educação Social Intervenção Gerontológica Estágio Idosos
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto