Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros
dc.contributor.authorBorges, Vera Maria Brandão Castel-Branco
dc.date.accessioned2017-08-29T11:34:12Z
dc.date.available2017-08-29T11:34:12Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular da Prática Educativa Supervisionada, tem como objetivo primordial espelhar o percurso formativo vivido pela docente-estagiária em contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, o documento pretende visar os pressupostos teóricos e legais que aliados a crenças, valores e conhecimentos experimentais constituíram a práxis pedagógica desenvolvida durante o estágio profissionalizante. Importa evidenciar a metodologia de investigação-ação, que se considerou como alicerce do período de intervenção num contexto real com particularidades e potencialidades próprias. Esta metodologia permitiu o desenvolvimento de uma ação educativa, que, progressivamente, se tornou mais coerente e adequada, pela observação, planificação, ação, avaliação e reflexão. Deste modo, por meio do processo cíclico da investigação-ação, ampliou-se o conhecimento sobre os dois grupos integrados, renovaram-se e recriaram-se competências e saberes, promovendo-se, assim, práticas criativas e inovadoras. Com este horizonte e defendendo uma práxis de participação, tomou-se a criança como o centro do processo de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, foram considerados os seus interesses, necessidades e conhecimentos prévios, para que fossem criadas circunstâncias de aprendizagem significativa vividas em comunidade, valorizando-se, deste modo, o socio construtivismo para o desenvolvimento holístico da criança. Efetivamente, a indagação autorreflexiva, participativa, sistemática, interpretativa e colaborativa, potenciou a autoformação e construção de saberes de cariz emancipatório, edificanpt_PT
dc.description.abstractThe present internship report, written within the curricular unit Supervised Educational Practice, has the main purpose to reflect the formation journey experienced by the teacher-trainee during the internship in Pre-School Education and 1st Cycle Basic Education. Thus, this document intends to expose the theoretical and legal assumptions that combined with beliefs, values and experimental knowledge formed the pedagogical praxis developed during the professionalizing internship. The research-action methodology should be pointed out, because it was considered an important foundation of the intervention period in a real context with proper features and potentialities. This approach has enabled the development of an educational activity, which progressively became more consistent and appropriate, by observation, planning, action and reflection. Therefore, through the cyclical process of the research-action methodology, the trainee expanded the knowledge of the two integrated groups, renewed and recreated skills and know-how, promoting thereby creative and innovative practices. Within this horizon and defending a praxis of participation, the child was seen as the center of teaching and learning process. Therefore, their interests, needs and previous knowledge were considered, in order to create significant learning circumstances, experienced within a community, valuing hence the socio-constructivism to develop the child globally. Effectively, the auto-reflexive, participatory, interpretive and collaborative inquiry enhaced self-formation and construction of emancipatory knowledge, that enabled the creation of a professional profile, which will be developed throughout life.pt_PT
dc.identifier.tid201735628
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10213
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia investigação-açãopt_PT
dc.subjectSocio construtivismopt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectResearch-action methologypt_PT
dc.subjectSocio-constructivismpt_PT
dc.subjectTeachers’ educationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_VeraBorges_2017.pdf
Size:
2.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: