Publication
Liquefacção: à procura de uma expressão do feminino na contemporaneidade
dc.contributor.advisor | Binyon, Claire Margaret | |
dc.contributor.advisor | Passos, Sónia Maria da Costa | |
dc.contributor.author | Castro, Maria da Graça Martins Ochoa de | |
dc.date.accessioned | 2016-12-21T15:58:12Z | |
dc.date.available | 2016-12-21T15:58:12Z | |
dc.date.issued | 2014-11-04 | |
dc.description.abstract | Procurando dar visibilidade a temáticas femininas e expressando uma vontade quase utópica de que o ponto de vista feminino seja realmente tido em conta na sociedade (acreditando que “a utopia pode efectivamente realizar-se” – parafraseando José Afonso) pretende esta pesquisa procurar uma expressão do feminino na actualidade. O ponto de partida foi uma criação a solo, que traduz um questionamento prático e performativo sobre o feminino, sendo que a génese do presente projecto é uma vontade de experimentar os questionamentos da criação a solo com outras mulheres. Para o efeito, a abordagem utilizada nesta pesquisa é um processo de criação teatral com um grupo de três mulheres não actrizes, porém amantes de Teatro. Esta reflexão sobre o feminino tem como pilares dramatúrgicos a vagina, influenciada pelo texto dramático Os Monólogos da Vagina de Eve Ensler, o entendimento das frutas como metáfora e questionamento sobre o feminino sustentado pela poesia de D.H. Lawrence, Herberto Hélder e Maria Teresa Horta. Uma vez que se verifica uma mudança de paradigma relativa ao feminino, pretende-se também reflectir essa alteração ao padrão tradicional, procurando ultrapassar o binarismo masculino/feminino e investigando outras possibilidades. O projecto teatral “Liquefacção – Natureza viva com frutas” procurou traduzir esta ruptura e apresentar três personagens femininas particulares. | pt_PT |
dc.description.abstract | In an attempt to put the theme of the feminine under the spotlight while expressing a quasi-utopian wish that the female viewpoint actually be taken into account by society (believing that “utopia can indeed be achieved” – to paraphrase José Afonso), this research can be seen as quest for an expression of the feminine in the present day context. The actual starting point was a solo creation reflecting a practical and performative questioning of the feminine, while the genesis of this current project was the will to experiment with other women the question of performance work. To this end, a process of dramatic creation was undertaken with a group of three women, who are not actresses but apreciate Theatre. The pillars of this reflection on the feminine are the vagina, as influenced by the play The vagina monologues, by Eve Ensler, and fruit, used as metaphor for the feminine as sustained by the poetry of D. H. Lawrence, Herberto Hélder and Maria Teresa Horta. Since there is a paradigm shift regarding the feminine, this change in the traditional pattern is also intended to be depicted, in an attempt to go past the masculine/feminine binarism and looking further into other possibilities. The dramatic project “Liquefaction – bustling life with fruit” has attempted to express this rupture and to present three singular feminine characters. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201331225 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8950 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Feminino | pt_PT |
dc.subject | Processos de criação teatral | pt_PT |
dc.subject | Não actrizes | pt_PT |
dc.subject | Vagina | pt_PT |
dc.subject | Performatividade de género | pt_PT |
dc.subject | Frutas | pt_PT |
dc.subject | Feminine | |
dc.subject | Dramatic creation processes | |
dc.subject | Non-actresses | |
dc.subject | Gender performativity | |
dc.subject | Fruit | |
dc.title | Liquefacção: à procura de uma expressão do feminino na contemporaneidade | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto para a obtenção do grau de Mestre em Teatro, Especialização em Encenação e Interpretação | pt_PT |