Repository logo
 
Publication

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro
dc.contributor.authorCidade, Ana Cristina Moreira
dc.date.accessioned2021-05-07T11:10:19Z
dc.date.available2021-05-07T11:10:19Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito da unidade curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrando em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, por sua vez, imprescindível para a habilitação da docência nas áreas referidas, espelha a ação preconizada pela mestranda, a par da respetiva reflexão sobre a mesma, sustentada por pressupostos teóricos e legais. No decurso da ação desenvolvida na PES, a mestranda desenvolveu práticas construtivas e inovadoras, que promovessem o desenvolvimento holístico dos estudantes e, subsequentemente, permitissem um processo significativo de aquisição e de aprofundamento de aprendizagens. Nesta linha conceptual, a metodologia de investigação-ação destaca-se como um dos pilares basilares do trabalho realizado pela mestranda, tornando-se, deste modo, indispensável o percurso pelas quatro fases que lhe são subjacentes: observação, planificação, ação e reflexão. A adoção de uma postura e de uma atitude tanto crítica como reflexiva contribuíram para a aquisição de novos conhecimentos que, por sua vez, enriqueceram a ação da mestranda, no que concerne às regências preconizadas, à dinamização de projetos e atividades e, ainda, à realização de uma investigação-ação, desenvolvida em contexto, na qual o Pensamento Computacional e a Evolução Conceptual se tornaram o foco. De modo complementar, evidencia-se o ciclo de supervisão, bem como o ambiente colaborativo e cooperativo que envolveu todos os intervenientes, uma vez que contribuíram, inevitavelmente, para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. O contacto e a interação com diferentes contextos educativos e, subsequentes desafios, possibilitou a atribuição de um papel de destaque ao pensamento crítico e reflexivo, não meramente em relação a aspetos inerentes à vida mundana, mas, mais concretamente, em relação às dimensões alusivas a uma prática profissional docente de excelência.pt_PT
dc.description.abstractThis report comes within the framework of the Supervised Teaching Practice curriculum unit, inserted in the master's degree plan in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This document, in turn, is essential for the qualification of teaching in the areas referred to, it reflects the action recommended by the master's student, along with her reflection on it, supported by theoretical and legal assumptions. In the course of the action developed in Supervised Teaching Practice, the master's student developed constructive and innovative practices that promoted the holistic development of students and subsequently would allow for a significant process of acquiring and deepening learning. In this conceptual line, the action-research methodology stands out as one of the basic pillars of the work carried out by the master's student, thus, the journey through the four phases underlying it is indispensable: observation, planning, action and reflection. The adoption of a posture and an attitude both critical and reflective contributed to the acquisition of new knowledge that, in turn, enriched the action of the master's student, with regard to the recommended regency, the dynamic of projects and activities and, furthermore, to conduct an action investigation, developed in context, in which Computational Thinking and Conceptual Evolution became the focus. In addition, the supervisory cycle is highlighted, as well as the collaborative and cooperative environment that involved all stakeholders, since they inevitably contributed to the personal and professional development of the master's student. Contact and interaction with different educational contexts and, subsequent challenges, enabled the attribution of a prominent role to critical and reflexive thinking, not merely in relation to aspects inherent to worldly life, but, more specifically, in relation to the dimensions alrelated to a professional teaching practice of excellence.pt_PT
dc.identifier.tid202725910
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/17911
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento pessoal e profissionalpt_PT
dc.subjectSupervised teaching practicept_PT
dc.subjectResearch-Actionpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectPersonal and professional developmentpt_PT
dc.titleSe podes olhar, vê. Se podes ver, repara.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaCidade_2020.pdf
Size:
31.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format