Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Passagens sonoras: escuta, espaço e improvisação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Maria_Silva_MATS_2025.pdf11.71 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto tese investiga a caminhada como prática estética, criativa e transformadora, explorando a sua relação com o processo artístico e com a escuta atenta do ambiente. A partir de caminhadas livres e espontâneas pela cidade do Porto, foram recolhidas impressões sensoriais, sonoras e reflexivas, posteriormente transduzidas em narrativas e composições musicais. O caminhar revelou-se não apenas um exercício físico, mas também um espaço de contemplação, de expansão do tempo vivido e de aprofundamento do espaço experienciado. Nesse encontro entre exterior e interior, emergiu uma escuta ampliada, necessária para novas abordagens criativas e para o desenvolvimento de improvisações sonoras. Neste contexto, o corpo afirma-se como lugar central da experiência, ponto de partida para a perceção e modo de estar-no-mundo, tal como é sublinhado pela fenomenologia (Merleau-Ponty, Husserl). A atenção dada às impressões sensoriais e sonoras transforma o percurso urbano em acontecimento vivido, no qual sujeito e ambiente se constituem mutuamente. O tempo “alargado” da caminhada suspende a rotina quotidiana e cria condições para uma relação mais aberta, atenta e sensível ao que se manifesta no ambiente. Assim, o projeto assume-se como uma proposta artística enraizada no movimento, na escuta sensível e na relação orgânica com o mundo, evidenciando a dimensão fenomenológica como horizonte teórico e prático que sustenta a investigação.
This thesis project investigates walking as an aesthetic, creative, and transformative practice, exploring its relationship with the artistic process and attentive listening to the environment. Through free and spontaneous walks around the city of Porto, sensory, auditory, and reflective impressions were collected and subsequently transduced into narratives and musical compositions. Walking revealed itself not merely as a physical exercise, but also as a space for contemplation, for expanding lived time, and for deepening the experienced space. In this encounter between the exterior and the interior, an expanded listening emerged, essential for new creative approaches and the development of sound improvisations. In this context, the body is positioned as the central site of experience, a starting point for perception and a mode of being-in-the-world, as emphasized by phenomenology (Merleau-Ponty, Husserl). Attention to sensory and auditory impressions transforms the urban journey into a lived event, in which subject and environment are mutually constituted. The “expanded” time of walking suspends the daily routine and creates conditions for a more open, attentive, and sensitive engagement with what manifests in the environment. Thus, the project is conceived as an artistic proposal rooted in movement, sensitive listening, and an organic relationship with the world, highlighting the phenomenological dimension as the theoretical and practical horizon supporting the investigation.

Description

Keywords

Caminhar Escuta Produção musical Movimento Contemplação Walking Listening Music production Movement Contemplation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence