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Jogando com os sonhos: A jornada que une Realidade e Fantasia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves | |
dc.contributor.advisor | Mascarenhas, Daniela | |
dc.contributor.author | Coutinho, Fátima Sá | |
dc.date.accessioned | 2024-12-13T12:44:58Z | |
dc.date.available | 2024-12-13T12:44:58Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.date.submitted | 2024 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE) foi elaborado no contexto da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e em Matemática e Ciências Naturais para o 2º CEB. Este curso visa habilitar os futuros professores para um perfil duplo, com defesa de relatório em provas públicas. Assim, o relatório descreve o percurso da mestranda e destaca os objetivos deste curso e saberes científicos pela revisão de literatura e construção de saberes experienciais na PES. Neste sentido, as práticas pedagógicas realizadas refletem as teorias estudadas no curso, enfatizando a importância do saber mobilizar e construir novos saberes profissionais pela práxis. O processo colaborativo em par de formação enriqueceu a experiência. A componente investigativa deste estágio teve como objetivo explorar o uso do jogo educativo Liber Domus no ensino da matemática no 1º Ciclo, numa parceria com um projeto do Centro de Investigação e Inovação em Educação (lnED). Usou uma metodologia Explanatória e 20 crianças do 1º CEB como participantes. A recolha de dados envolveu instrumentos de natureza mista que tiveram como foco três dimensões fundamentais para responder à questão de partida: a usabilidade, a experiência do utilizador e os princípios da usabilidade. Os resultados mostram as potencialidades e fragilidades do jogo Liber Domus. Considerando os limites da amostra, levantamos a hipótese de que o jogo é uma ferramenta pedagógica promissora no ensino da matemática, mas ainda tem fragilidades que necessitam de ser melhoradas. Todavia, a gamificação que o sustenta, motiva as crianças numa aprendizagem colaborativa e envolve-as em raciocínios matemáticos, contribuindo para uma aprendizagem lúdica que as satisfaz. | pt_PT |
dc.description.abstract | . | pt_PT |
dc.description.abstract | The present lnternship Report (IR) was prepared within the context of the Supervised Teaching Practice (STP) course unit, which is part of the Master's program curriculum in Teaching forthe 1st Cycle of Basic Education (CBE) and in Mathematics and Natural Sciences for the 2nd CBE. This program aims to prepare future teachers with a dual profile, culminating in the defense of the report in public examinations. Thus, the report outlines the trainee's journey, highlighting the objectives of the program and the scientific knowledge gained through literature review and the construction of experiential knowledge during the STP. ln this sense, the pedagogical practices carried out reflect the theories studied in the program, emphasizing the importance of mobilizing and constructing new professional knowledge through praxis. Collaborative pair-based training enriched the experience. The investigative component of this internship aimed to explore the use of the educational game Liber Domus in mathematics teaching in the 1st Cycle, in partnership with a project from the Research and lnnovation in Education Center (lnED). An explanatory methodology was employed, with 20 children from the 1st CBE participating. Data collection involved mixed-method toais focusing on three fundamental dimensions to address the initial question: usability, user experience, and usability principies. The results reveal the strengths and weaknesses of the Liber Domus game. Considering the sample's limitations, it is hypothesized that the game is a promising pedagogical toai for teaching mathematics, though it still presents weaknesses that require improvement. Nonetheless, the gamification underpinning it, motivates children in collaborative learning, engages them in mathematical reasoning, and contributes to a playful learning experience that appeals to children. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203757637 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26832 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento pessoal e profissional | pt_PT |
dc.subject | Colaboração | pt_PT |
dc.subject | Reflexão sobre a ação | pt_PT |
dc.subject | Gamificação | pt_PT |
dc.subject | Supervised teaching practice | pt_PT |
dc.subject | Personal and professional development | pt_PT |
dc.subject | Collaboration | pt_PT |
dc.subject | Reflection on action | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.title | Jogando com os sonhos: A jornada que une Realidade e Fantasia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |