Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
46.99 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Educação Musical deve constituir cada vez mais um campo privilegiado de manifestação e desenvolvimento
da multiculturalidade e interculturalidade.
Para tanto, é obviamente necessário não só que tais sejam os propósitos dos currículos e programas, mas que
tal se torne efectivo na prática pedagógica, o que por sua vez exige a existência de material de apoio adequado,
com especial ênfase para os manuais escolares.
Este estudo pretende, através da análise de conteúdo dos três manuais escolares de Educação Musical mais
utilizados no 5º Ano do Ensino Básico (2000/2004), verificar qual a relevância efectivamente conferida àqueles
conceitos na prática pedagógica que esses manuais orientam.
A metodologia adoptada assentou na construção de um conjunto de indicadores de caracterização de propostas
de audição de exemplos musicais e de canções contidas nos manuais, que permitiram inferir sustentadamente
a existência ou não de uma filosofia de educação multicultural e intercultural suficientemente consolidada.
A discussão dos resultados da análise realizada permitiu concluir que os manuais estudados não cumprem
cabalmente as exigências da actual diversidade cultural do universo escolar, uma vez que os materiais de
suporte (audição e canção) de desenvolvimento da interculturalidade e multiculturalidade se apresentam
claramente insuficientes e muito pouco contextualizados.
Description
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto.