Repository logo
 
Publication

A decisao da compra de serviços hoteleiros: fatores emocionais ou racionais?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica
dc.contributor.advisorFerreira, Fernanda A.
dc.contributor.authorCampos, Joana Filipa Gomes
dc.date.accessioned2018-01-29T16:16:12Z
dc.date.available2018-01-29T16:16:12Z
dc.date.issued2017-12-13
dc.description.abstractO tema a estudar na presente dissertação resulta da identificação de novas tendências de consumo bem como novos segmentos de mercado específicos que, obviamente, terão comportamentos de consumo particulares e cujas motivações e ações determinam a viabilidade económica das empresas. Numa vertente da oferta, a autora considera de fundamental importância estratégica para as empresas hoteleiras conhecer o comportamento do consumidor e a força da marca como influência crucial na decisão de escolha. Neste contexto, a investigação assenta em temáticas como marketing de serviços, marketing interno e comportamento de consumo que procura perceber qual o conjunto de fatores (emocionais ou racionais) que influencia a decisão de compra de serviços hoteleiros e permitiu desenhar uma investigação aplicada ao consumidor com recurso a inquérito por questionário. A investigação é focada na questao “Como são tomadas as decisões relativas à escolha de serviços hoteleiros?” e levar-nos-á a uma recolha de dados cuja análise permitirá a definiçao de estratégias comerciais e segmentada. Este estudo permitiu concluir que existem diferenças na intensidade de fatores emocionais e racionais na decisao de compra, verificando se que fatores racionais têm um peso ligeiramente maior do que fatores emocionais. No que concerne a lealdade, é possível concluir que, de acordo com a revisão de literatura, a qualidade na prestação do serviço ao cliente influencia a sua satisfação com a experiência, potenciando a lealdade à marca embora se conclua que na indústria hoteleira a fidelização do cliente é um desafio constante pelas caraterísticas inerentes ao produto e aos destinos turisticos.pt_PT
dc.description.abstractThis investigation results from the identification of new consumption trends as well as new specific market segments in tourism that may obviously have consumption behaviors and whose motivations and actions determine the economic viability of the companies. In terms of supply, the author considers that it is of fundamental strategic importance for hotel companies to understand consumer behavior and the value of the brand as a crucial influence in the choice decision. In this context, a research is based on themes such as service marketing, internal marketing and consumer behavior that seeks to understand the set of factors (emotional or rational) that influences the decision to purchase hotel services and allovvs the design of applied consumer research in quantitative methodology using questionnaire survey. The research is focused on the issue "Hovv are the decisions on hospitality made?" and it will take us to collect data, analyze the definition of commercial and segmented trading. This study allowed to conclude that there are differences in the intensity of emotional and rational factors in the purchase decision, being verified that rational factors have a slightly higher Weight than emotional factors. Regarding to loyalty, it is possible to conclude that, according to the literature review, the quality of customer service influences its satisfaction, enhancing loyalty to the brand although it is settled that, in the hotel industry, customer loyalty is a constant challenge due to the inherent characteristics of the product and the touristic destinations.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201832020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10873
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Hotelaria e Turismopt_PT
dc.subjectComportamento do consumidorpt_PT
dc.subjectFatores emocionaispt_PT
dc.subjectFatores racionaispt_PT
dc.subjectHotelariapt_PT
dc.subjectFidelização do consumidorpt_PT
dc.subjectConsumer behaviour
dc.subjectEmotional factors
dc.subjectRational factors
dc.subjectHotel management
dc.subjectCustomer engagement
dc.titleA decisao da compra de serviços hoteleiros: fatores emocionais ou racionais?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3139
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Direção Comercial e Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_JoanaCampos_2017.pdf
Size:
20.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: