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- Interações de influenciadores digitais, seguidores e empresas parceiras do setor de moda: estudo de multicasos no estado do Paraná (Brasil)Publication . Bresulin, Leticia; Carvalheiro, Elizângela Mara; Gonçalves, Paulo Jorge PinheiroO marketing é fundamental para o desenvolvimento de estratégias e ações para o mercado consumidor. Numa sociedade em constante mudança, como a de hoje, os canais de comunicação e de relacionamento, em especial, as redes sociais (como os blogs, Instagram, Facebook, entre outros), são meios determinantes na construção de relacionamentos. Neste cenário, é fundamental o papel exercido na economia por certos players e stakeholders, como os blogueiros (as), ou, ainda, chamados de influenciadores digitais, no âmbito da construção e (processo de) influência do (s) publico (s) alvo. Dada a relevância da moda, como ato de consumo e o seu peso na atividade econômica, o objetivo deste trabalho, de acordo com uma metodologia qualitativa, é analisar uma rede de relacionamento dos (as) influenciadores digitais, perante suas empresas parceiras e os (as) seguidores (as) nas redes sociais, perante a disseminação de ações de marketing digital do mercado de moda no estado do Paraná (Brasil). Os (as) influenciadores digitais são, atualmente, vistos como um meio de divulgação de produtos, sendo, ou não, fonte de patrocínio das empresas, estabelecendo uma ligação entre as organizações, os próprios influenciadores e seus seguidores, que se podem tornar consumidores e fãs.
- A decisao da compra de serviços hoteleiros: fatores emocionais ou racionais?Publication . Campos, Joana Filipa Gomes; Oliveira, Mónica; Ferreira, Fernanda A.O tema a estudar na presente dissertação resulta da identificação de novas tendências de consumo bem como novos segmentos de mercado específicos que, obviamente, terão comportamentos de consumo particulares e cujas motivações e ações determinam a viabilidade económica das empresas. Numa vertente da oferta, a autora considera de fundamental importância estratégica para as empresas hoteleiras conhecer o comportamento do consumidor e a força da marca como influência crucial na decisão de escolha. Neste contexto, a investigação assenta em temáticas como marketing de serviços, marketing interno e comportamento de consumo que procura perceber qual o conjunto de fatores (emocionais ou racionais) que influencia a decisão de compra de serviços hoteleiros e permitiu desenhar uma investigação aplicada ao consumidor com recurso a inquérito por questionário. A investigação é focada na questao “Como são tomadas as decisões relativas à escolha de serviços hoteleiros?” e levar-nos-á a uma recolha de dados cuja análise permitirá a definiçao de estratégias comerciais e segmentada. Este estudo permitiu concluir que existem diferenças na intensidade de fatores emocionais e racionais na decisao de compra, verificando se que fatores racionais têm um peso ligeiramente maior do que fatores emocionais. No que concerne a lealdade, é possível concluir que, de acordo com a revisão de literatura, a qualidade na prestação do serviço ao cliente influencia a sua satisfação com a experiência, potenciando a lealdade à marca embora se conclua que na indústria hoteleira a fidelização do cliente é um desafio constante pelas caraterísticas inerentes ao produto e aos destinos turisticos.
- A marca nas instituições de ensino superior: o impacto da marca P.Porto junto dos estudantes do 1º ano do ISCAP em 2016/2017Publication . Silva, Muriel Pereira Gonçalves Neto; Sarmento, Anabela Mesquita Teixeira; Sequeira, Arminda Maria Sá Moreira BarbosaAs marcas existem há séculos, estimando-se a sua origem na Idade Média. Desde então o seu conceito tem-se expandido a todos os setores da sociedade, ultrapassando o domínio dos produtos, o seu núcleo original, estendendo-se às próprias organizações como parte das suas estratégias de diferenciação num ambiente competitivo cada vez mais feroz. Com o acentuado desenvolvimento tecnológico, também o setor da educação, nomeadamente o ensino superior, se viu obrigado a criar mecanismos próprios de distinção, cruciais para a sua sobrevivência, nomeadamente em virtude da redução do número de candidatos e do financiamento público. Assim, a construção de uma marca institucional constitui uma das estratégias adotadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para se diferenciarem umas das outras no mercado de educação, nacional e internacional, constituindo um ativo intangível valioso. Para cumprir com o objetivo de diferenciar e distinguir, a marca tem de ser reconhecida, isto é, tem de ocupar um lugar de destaque na mente dos públicos, contribuindo, assim, para o seu capital de marca. Desta forma, torna-se importante compreender as associações com a marca que os públicos estabelecem, bem como o grau de reconhecimento ou avaliações pessoais que a marca obtém junto desses públicos. Neste sentido, o trabalho de investigação realizado teve como objetivo compreender o impacto que a marca P. Porto teve junto dos estudantes do ISCAP, a partir da análise da sua notoriedade, comparando-a com o impacto da marca ISCAP. No decorrer da revisão da literatura realizada em relação ao ensino superior em Portugal, definimos um segundo objetivo – averiguar se os estudantes possuem algum estereótipo em relação ao ensino superior politécnico. Para atingirmos os nossos objetivos, realizámos um estudo de caso descritivo, utilizando uma metodologia quantitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado online, totalizando 204 respostas válidas. Os resultados obtidos mostraram que a marca P. Porto teve um impacto positivo nos estudantes, apesar de ser atribuída uma importância maior à marca ISCAP. Em relação ao segundo objetivo, concluímos que os estudantes não possuem estereótipos em relação ao ensino superior politécnico, apesar de os mesmos reconhecerem mais facilmente as instituições de ensino superior universitárias. Em termos da originalidade e do valor da investigação, este trabalho representa um dos primeiros estudos realizados sobre as marcas no ensino superior em Portugal, sendo, no entanto, o primeiro estudo nacional que procura compreender a importância das marcas para a gestão das instituições de ensino superior.
- Divulgação de responsabilidade social, sustentabilidade e desempenho económico-financeiro, a adoção de práticas de responsabilidade socialPublication . Santos, Cidália Maria da Silva; Basto, Eurico Cirne de LimaA atividade das empresas cria impactos positivos e negativos no mundo ao nível económico, social e ambiental. Desta forma, torna-se fundamental promover a adoção e valorização de práticas de responsabilidade social nas empresas. A presente investigação tem como objetivo sensibilizar os leitores para o tema da responsabilidade social, relatar exemplos de boas práticas socialmente responsáveis e averiguar se a adoção das mesmas por empresas portuguesas contribui para o desempenho económico-financeiro melhor, assumindo que uma conduta ética e socialmente responsável é imprescindível para um desenvolvimento sustentável. Posteriormente, o estudo incidirá em identificar as dimensões, o contributo da prática de atos socialmente responsáveis, de duas empresas portuguesas pertencentes ao Índice PSI 20, no período de 2010 a 2015, com recurso a análise de indicadores de rendibilidade do desempenho. Dado a responsabilidade social ser fundamental para todas as empresas pretende-se, tendo em conta aspetos ambientais e sociais, identificar fatores que contribuem para a competitividade e progresso do desempenho social e ambiental e económico e financeiro. Os resultados desta investigação indicam uma tendência positiva para adoção e divulgação de práticas da RSE, embora os resultados do estudo da relação entre a RSE e o desempenho económico-financeiro não tenham sido evidentes e significativos. Apesar de as empresas adotarem as normas socialmente responsáveis, o percurso percorrido parece indicar que a RSE é um passo de consciência de uma civilização cada vez mais esclarecida, ao qual se seguirão outros que exigirão maiores responsabilidades.