Repository logo
 
Publication

Desafios no ser e fazer docente no pós-pandemia: reflexões de professores portugueses e brasileiros a partir das narrativas de schütze

dc.contributor.authorGonzaga, Katia
dc.contributor.authorGraça, Vânia
dc.contributor.authorCátia, Silva
dc.date.accessioned2024-09-03T12:59:10Z
dc.date.available2024-09-03T12:59:10Z
dc.date.issued2024-01-07
dc.description.abstractO Covid-19 transformou os cenários educativos. Houve a necessidade de re(pensar) formas do ser e fazer docente, que perpassou pela mediação pedagógica das tecnologias digitais, adoção de novas estratégias de ensino, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e, a gestão curricular. Nesse sentido, importa-nos mais do que conhecer e compreender os desafios enfrentados pelos professores portugueses e brasileiros nas suas práticas docentes durante esse período, através das suas narrativas, conhecer e aplicar a metodologia de pesquisa proposta por Schütze. Esta pesquisa fez parte de uma outra pesquisa de maior abrangência, no entanto, consideraremos para esse artigo apenas as narrativas de 4 professores do Ensino Básico: 2 de Portugal e 2 do Brasil, as que melhor expressaram as categorias propostas para a metodologia aqui tratada. Recorreu-se à metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através das entrevistas narrativas reflexivas (Schütze, 1983, 1987) e cuja análise está associada a esse tipo específico de entrevista. Os resultados evidenciam desafios e necessidades emergentes do processo de ensino e aprendizagem apontados no período em estudo, mas também válidas para o pós pandêmico: criação de novas políticas curriculares que vão ao encontro da construção de web currículo e de um ensino híbrido pós COVID 19; construção de planos de formação inicial e continuada docente, nomeadamente para a utilização pedagógica das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e inteligência sócio emocional; promover a parceria família e escola, com envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem do aluno, e, protagonismo dos estudantes na organização do seu próprio ambiente de aprendizagem que atenda as exigências do século XXI. Quanto a metodologia utilizada verificamos sua validade para estudos que utilizem de narrativas, enriquecendo significativamente o processo analítico das mesmas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGonzaga, K., Graça, V.; & Silva, C. (2024). Desafios no Ser e Fazer Docente no Pós-Pandemia: Reflexões de Professores Portugueses e Brasileiros a Partir das Narrativas Reflexivas de Schütze. Revista Interacções, 20(67), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.30712pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.25755/int.30712pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/25887
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRevista Interaçõespt_PT
dc.subjectNarrativapt_PT
dc.subjectFormação docentept_PT
dc.subjectWeb currículopt_PT
dc.subjectInteligência socioemocionalpt_PT
dc.titleDesafios no ser e fazer docente no pós-pandemia: reflexões de professores portugueses e brasileiros a partir das narrativas de schützept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage23pt_PT
oaire.citation.issue67pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Interaçõespt_PT
person.familyNamePereira Gonzaga
person.familyNameDias Graça
person.givenNameKatia Valeria
person.givenNameVânia Gabriela
person.identifier.ciencia-id9011-77BB-BABE
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.orcid0000-0001-8351-9614
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_GraçaVânia_2024.pdf
Size:
357.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: