Publication
Desafios no ser e fazer docente no pós-pandemia: reflexões de professores portugueses e brasileiros a partir das narrativas de schütze
dc.contributor.author | Gonzaga, Katia | |
dc.contributor.author | Graça, Vânia | |
dc.contributor.author | Cátia, Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T12:59:10Z | |
dc.date.available | 2024-09-03T12:59:10Z | |
dc.date.issued | 2024-01-07 | |
dc.description.abstract | O Covid-19 transformou os cenários educativos. Houve a necessidade de re(pensar) formas do ser e fazer docente, que perpassou pela mediação pedagógica das tecnologias digitais, adoção de novas estratégias de ensino, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e, a gestão curricular. Nesse sentido, importa-nos mais do que conhecer e compreender os desafios enfrentados pelos professores portugueses e brasileiros nas suas práticas docentes durante esse período, através das suas narrativas, conhecer e aplicar a metodologia de pesquisa proposta por Schütze. Esta pesquisa fez parte de uma outra pesquisa de maior abrangência, no entanto, consideraremos para esse artigo apenas as narrativas de 4 professores do Ensino Básico: 2 de Portugal e 2 do Brasil, as que melhor expressaram as categorias propostas para a metodologia aqui tratada. Recorreu-se à metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através das entrevistas narrativas reflexivas (Schütze, 1983, 1987) e cuja análise está associada a esse tipo específico de entrevista. Os resultados evidenciam desafios e necessidades emergentes do processo de ensino e aprendizagem apontados no período em estudo, mas também válidas para o pós pandêmico: criação de novas políticas curriculares que vão ao encontro da construção de web currículo e de um ensino híbrido pós COVID 19; construção de planos de formação inicial e continuada docente, nomeadamente para a utilização pedagógica das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e inteligência sócio emocional; promover a parceria família e escola, com envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem do aluno, e, protagonismo dos estudantes na organização do seu próprio ambiente de aprendizagem que atenda as exigências do século XXI. Quanto a metodologia utilizada verificamos sua validade para estudos que utilizem de narrativas, enriquecendo significativamente o processo analítico das mesmas. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gonzaga, K., Graça, V.; & Silva, C. (2024). Desafios no Ser e Fazer Docente no Pós-Pandemia: Reflexões de Professores Portugueses e Brasileiros a Partir das Narrativas Reflexivas de Schütze. Revista Interacções, 20(67), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.30712 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25755/int.30712 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25887 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Revista Interações | pt_PT |
dc.subject | Narrativa | pt_PT |
dc.subject | Formação docente | pt_PT |
dc.subject | Web currículo | pt_PT |
dc.subject | Inteligência socioemocional | pt_PT |
dc.title | Desafios no ser e fazer docente no pós-pandemia: reflexões de professores portugueses e brasileiros a partir das narrativas de schütze | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 23 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 67 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Interações | pt_PT |
person.familyName | Pereira Gonzaga | |
person.familyName | Dias Graça | |
person.givenName | Katia Valeria | |
person.givenName | Vânia Gabriela | |
person.identifier.ciencia-id | 9011-77BB-BABE | |
person.identifier.ciencia-id | 471C-80B5-4DB0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8351-9614 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7000-7211 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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