Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desafios no ser e fazer docente no pós-pandemia: reflexões de professores portugueses e brasileiros a partir das narrativas de schütze

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ART_GraçaVânia_2024.pdf357.06 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O Covid-19 transformou os cenários educativos. Houve a necessidade de re(pensar) formas do ser e fazer docente, que perpassou pela mediação pedagógica das tecnologias digitais, adoção de novas estratégias de ensino, como o Ensino Remoto Emergencial (ERE), e, a gestão curricular. Nesse sentido, importa-nos mais do que conhecer e compreender os desafios enfrentados pelos professores portugueses e brasileiros nas suas práticas docentes durante esse período, através das suas narrativas, conhecer e aplicar a metodologia de pesquisa proposta por Schütze. Esta pesquisa fez parte de uma outra pesquisa de maior abrangência, no entanto, consideraremos para esse artigo apenas as narrativas de 4 professores do Ensino Básico: 2 de Portugal e 2 do Brasil, as que melhor expressaram as categorias propostas para a metodologia aqui tratada. Recorreu-se à metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através das entrevistas narrativas reflexivas (Schütze, 1983, 1987) e cuja análise está associada a esse tipo específico de entrevista. Os resultados evidenciam desafios e necessidades emergentes do processo de ensino e aprendizagem apontados no período em estudo, mas também válidas para o pós pandêmico: criação de novas políticas curriculares que vão ao encontro da construção de web currículo e de um ensino híbrido pós COVID 19; construção de planos de formação inicial e continuada docente, nomeadamente para a utilização pedagógica das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC) e inteligência sócio emocional; promover a parceria família e escola, com envolvimento das famílias no processo de ensino e aprendizagem do aluno, e, protagonismo dos estudantes na organização do seu próprio ambiente de aprendizagem que atenda as exigências do século XXI. Quanto a metodologia utilizada verificamos sua validade para estudos que utilizem de narrativas, enriquecendo significativamente o processo analítico das mesmas.

Description

Keywords

Narrativa Formação docente Web currículo Inteligência socioemocional

Citation

Gonzaga, K., Graça, V.; & Silva, C. (2024). Desafios no Ser e Fazer Docente no Pós-Pandemia: Reflexões de Professores Portugueses e Brasileiros a Partir das Narrativas Reflexivas de Schütze. Revista Interacções, 20(67), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.30712

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Revista Interações

CC License

Altmetrics