Repository logo
 
Publication

O fagote no período romântico: as transformações no instrumento e repercussões no repertório

dc.contributor.advisorSilva, Pedro Miguel de Abreu Faria da
dc.contributor.authorOliveira, José Miguel Santos Pereira de
dc.date.accessioned2025-01-29T12:16:34Z
dc.date.available2025-01-29T12:16:34Z
dc.date.issued2024-11-29
dc.description.abstractA presente dissertação foi concretizada no âmbito do Mestrado em Interpretação Artística ministrado pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. O tema abordado neste trabalho é o Fagote no período romântico: as transformações no instrumento e repercussões no repertório, e visa comparar as evoluções do instrumento ocorridas durante o século XIX, relacionando-as com a escassez de repertório a solo para o mesmo. O primeiro capítulo deste trabalho designa-se a elaborar uma breve contextualização das origens e evolução do fagote, culminando na criação do sistema Heckel. Em seguida, o capítulo intitulado “O repertório do Fagote no período romântico”, faz um enquadramento de algumas das obras que marcaram o repertório a solo para o instrumento, até à segunda década do século XIX, bem como apresentando quais as razões que podem ter levado ao desinteresse dos compositores na escrita a solo para o instrumento, durante o período romântico. Por fim, nesta secção são, ainda, referidas duas obras que marcam o ressurgimento do fagote como solista no início do século XX. Finalmente, a última parte deste trabalho consiste na recolha de dados de investigação, através da realização de entrevistas a fagotistas experientes: professor Hugues Kestemann e professor Gavin Hill. Através da realização deste projeto de investigação, foi possível concluir que, realmente, se verificou um desinteresse por parte dos compositores do período romântico na escrita a solo para o fagote, apesar do desenvolvimento do instrumento. Ademais, foi possível averiguar algumas das razões que podem ter estado na origem desta interrupção na composição para o instrumento, como a morosa adaptação dos fagotistas aos novos instrumentos, a permanência de algumas imperfeições no fagote, e as preferências dos compositores da época por outro tipo de sonoridades e obras, entre outras.por
dc.description.abstractThis dissertation was conducted as part of the Master's in Artistic Interpretation, offered by the Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo. The subject addressed in this work is "The Bassoon in the Romantic Period: Instrument Transformations and Repercussions in the Repertoire," and it aims to compare the evolutions of the instrument that took place during the 19th century, relating them to the scarcity of solo repertoire for the bassoon. The first chapter of this work is devoted to providing a brief contextualization of the origins and evolution of the bassoon, culminating in the creation of the Heckel system. Following this, the chapter titled "The Bassoon Repertoire in the Romantic Period" provides an overview of some of the works that defined the solo repertoire for the instrument up to the second decade of the 19th century. It also explores the reasons that may have led composers to lose interest in writing solo works for the bassoon during the Romantic period. Finally, this section highlights two works that marked the resurgence of the bassoon as a solo instrument at the beginning of the 20th century. The final part of this dissertation consists of gathering research data through interviews with experienced bassoonists: Professor Hugues Kestemann and Professor Gavin Hill. Through this research project, it was possible to conclude that there was indeed a decline in composers' interest in writing solo works for the bassoon during the Romantic period, despite the instrument's development. Additionally, some of the reasons that may have contributed to this interruption in composition for the bassoon were identified, including the slow adaptation of bassoonists to the new instruments, the persistence of certain imperfections in the bassoon, and the composers' preference for other sounds and works, among other factors.eng
dc.identifier.tid203848209
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29319
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectFagote
dc.subjectRomântico
dc.subjectHeckel
dc.subjectRepertório
dc.subjectSolista
dc.subjectEvolução
dc.subjectBassoon
dc.subjectRomantic
dc.subjectRepertoire
dc.subjectSoloist
dc.subjectEvolution
dc.titleO fagote no período romântico: as transformações no instrumento e repercussões no repertóriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameDissertação apresentada à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Música - Interpretação Artística, especialização Fagote

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
José_Oliveira_MIA_2024.pdf
Size:
967.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: