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Advisor(s)
Abstract(s)
O Turismo em Portugal traduz uma das grandes apostas a nível económico e financeiro.
Com o aumento da procura no Turismo Português e com a grande competitividade
existente é imperativo, que a qualidade e a diferenciação dos produtos e dos serviços seja
decisiva para a competitividade de muitos empreendimentos. Tal implica, não só, a
prestação de serviços diferenciadores mas também a valorização dos colaboradores no
suporte ao crescimento do setor em Portugal, através de um sistema adequado de gestão
e desenvolvimento de recursos humanos.
Para uma melhoria da performance organizacional, a função recursos humanos tende a
assumir nas últimas décadas uma perspetiva estratégica, cujo foco seja no
desenvolvimento coerente de práticas de GRH orientadas para a eficácia na performance
organizacional e vantagem competitiva, através das pessoas (Bonache, 2010; Esteves,
2009; Guest, 1989; Martins et al., 2013). A Gestão Estratégica de Recursos Humanos
(GERH), que emerge na última década do século passado distancia-se da visão
quantitativa e coletiva da anterior abordagem - perspetiva de Gestão Tradicional de
Recursos Humanos (GTRH). A GERH centrada numa visão mais qualitativa e individual
define-se pela posse de competências difíceis de imitar, garantindo-lhe a vantagem
competitiva de que necessita para se afirmar no contexto de mercado global atual (Martins
et al., 2013). Esta diferenciação conceptual entre ambas as dimensões da GRH conduziu
à emergência de diversas práticas de GRH destinadas, por um lado, à adequação e às
exigências de curto prazo (através do desenvolvimento de Práticas Tradicionais de GRH),
herdadas da dimensão tradicional da GRH e, por outro lado, responder às necessidades
de médio e longo prazos, com o objetivo de ajudar as organizações a adaptarem-se às
mudanças decorrentes da economia global após 1990 (através do desenvolvimento de
Práticas Estratégicas de GRH).
É sobre esta perspetiva que este estudo se debruça, tendo como principal objetivo
caracterizar quais as práticas de gestão de recursos humanos (PGRH), Estratégicas ou
Tradicionais, existentes nos empreendimentos turísticos em Portugal. Procuramos, mais
especificamente, (a) identificar as PGRH predominantes nos empreendimentos turísticos
em Portugal; (b) conhecer o grau de intervenção que o gestor de RH tem no
desenvolvimento dessas PGRH existentes nos empreendimentos turísticos e; (c)
caracterizar o estado de desenvolvimento da função de GRH nos empreendimentos
turísticos. Para o efeito recorremos à metodologia quantitativa, utilizando o inquérito por
questionário. Foram inquiridos 87 responsáveis pela função Recursos Humanos do setor
hoteleiro e empreendimentos turísticos do contexto português, via on-line e
presencialmente.
Os resultados demonstram que as PGRH Estratégicas predominantes são (1) a
Comunicação e Partilha de Informação, (2) a Melhoria das Condições de Trabalho (3) e
a Participação e Envolvimento dos Trabalhadores. Como PGRH mais Tradicionais os
resultados apresentam como principais práticas a (1) Higiene e Segurança no Trabalho,
(2) a Contratação (3) e a Formação Profissional. A evidência empírica aponta para o
predomínio de um padrão mais tradicional de práticas de GRH desenvolvidas neste setor
em Portugal atribuindo ao responsável pela função RH um papel meramente
administrativo.
Description
Keywords
Gestão de recursos humanos Indústria Turismo Portugal
Citation
Ferreira, L.; Martins, D. & Silva, S. (2016). Práticas de Gestão de Recursos Humanos: Um estudo na Indústria Turística em Portugal. VI international Conference on Research and Intervention in Human Resources - iCRIHR - Desafios para a Gestão de Recursos Humanos no séc. XXI: Tendências, Estratégias e Práticas, ESCE – Instituto Politécnico de Setúbal, 18-19 de fevereiro de 2016. Retrieved from:http://eseig.ipp.pt/conferencias/public/conferences/2/schedConfs/2/program-pt_PT.pdf
Publisher
ESCE – Instituto Politécnico de Setúbal