Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorCorreia, Carlos Jorge de Sá Pinto
dc.contributor.authorAraújo, Cátia Andreia Pereira
dc.date.accessioned2016-11-10T15:19:11Z
dc.date.available2016-11-10T15:19:11Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, presente no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, apresenta-se este relatório de estágio, que procura efetuar uma reflexão acerca da ação educativa praticada e desenvolvida em contexto creche e jardim de infância. Este relatório apresenta, igualmente, uma abordagem ao nível dos processos educativos que foram desenvolvidos ao longo do estágio, sendo estes a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão, intrínsecos à metodologia investigação-ação. A articulação destes processos com os referentes teóricos e legais sustentou a ação da mestranda. Importa salientar que as narrativas reflexivas individuais, a elaboração de planificações com a equipa educativa, a reunião de avaliação reguladora e as reuniões com o supervisor institucional auxiliaram o desenvolvimento formativo da mestranda. Este trabalho encontra-se organizado em três capítulos, mas os dois mais relevantes são o enquadramento teórico e legal, que apresenta um conjunto de referentes que fundamentam ação da mestranda, e a análise reflexiva das atividades desenvolvidas ao longo do estágio, considerando a importância das mesmas para o desenvolvimento de competências profissionais. A prática pedagógica permitiu avaliar as dificuldades sentidas e, desta forma, orientar a formanda para uma ação educativa mais equilibrada e adequada ao contexto. Tornou-se claro que este será um processo contínuo que se perpetuará ao longo da vida profissional, assim sendo, é importante a formação contínua de forma a atenuar as inevitáveis dificuldades e a melhorar a ação.pt_PT
dc.description.abstractFollowing the Supervised Teaching Practice, present in the study cycle of Master of Education Preschool, the graduate student presents this report, which makes a reflection on the educational activity practiced and developed in the context of day care and kindergarten. This report also presents an approach on educational processes that have been developed over this stage. These were observation, planning, action, evaluation and reflection, intrinsic to the action-research methodology. Coordinating these processes with the theoretical and legal related knowledge allowed a sustained action from the graduate student. It should be noted that the individual reflective narratives, the development of the weekly activity plan with the educational team, and meetings with the institutional supervisor helped in the formative development of the graduate student. This written work has been divided in three chapters but the two most relevant are the theoretical and legal framework, which present a set of referents that underlie the action of the graduate student, and the reflective analysis of the activities performed during the stage, considering their importance for the development of the professional skills. In conclusion, the pedagogical practice allowed to assess the experienced difficulties and, therefore, guide the trainee towards a more balanced and adequate educative action. It is clear that this will become a continuous process along a professional lifetime, and therefore, lifelong constant training will play an important role in mitigating the inevitable difficulties and seeking the action improvement.pt_PT
dc.identifier.tid201355655
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8650
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectAção educativapt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducational activityen
dc.subjectDay careen
dc.subjectKindergartenen
dc.subjectAction-researchen
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_CatiaAraujo_2014.pdf
Size:
604.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: