Publication
Transição dos alunos surdos do Ensino Secundário para o Ensino Superior
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Santos, Miguel Augusto Meneses da Silva | |
| dc.contributor.author | Brito, Ana Margarida Coelho de | |
| dc.date.accessioned | 2024-02-21T10:47:52Z | |
| dc.date.available | 2024-02-21T10:47:52Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.date.submitted | 2018 | |
| dc.description.abstract | O acesso ao ensino superior é uma das fases mais importantes de qualquer pessoa que queira dar continuidade aos seus estudos. O mesmo acontece com os estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) Por se tratar de uma fase delicada é importante perceber como esta é preparada e como ocorre. Neste sentido, procuramos responder com clareza á questão da fase de transição dos estudantes surdos do ensino secundário para o ensino superior. Para o estudo foram recolhidos os testemunhos de 8 estudantes surdos em diferentes níveis de aprendizagem universitária e em diferentes locais. Temos estudantes do norte, centro e sul de Portugal, com diferentes percursos e consequentemente, diferentes apoios no ensino superior. O estudo levou-nos á conclusão de que a fase de transição dos estudantes surdos naquilo que concerne ao apoio da escola secundária, este é feito segundo as espectativas dos estudantes. Por sua vez, temos diferentes apoios no ensino superior dependendo do polo universitário. O caminho para uma maior igualdade e equidade no ensino superior está iniciado, mas ainda há muito caminho por percorrer. | pt_PT |
| dc.description.abstract | A higher education access is of the most important phases for anyone, who wants to continue their studies. The same happens with students with special educational needs (NEE). Because it is a delicate phase, it is important to understand how it is prepared and how it occurs. In this sense, we seek to answer clearly the 3 question of the transition phase of deaf students from secondary education to higher education. For the study were collected the testimonies of 8 deaf students in different levels of university learning and in different places. We have students from the north, center and south of Portugal, with different courses and, consequently, different supports in higher education. The study led us to the conclusion that the transition phase of deaf students in secondary school support is done according to student’s expectations. In turn, we have different supports in higher education depending on the university campus. The path to greater equality and equity in higher education is under way, but there is still a long way to go | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 203534298 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/25048 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
| dc.subject | Estudantes surdos | pt_PT |
| dc.subject | deaf students | pt_PT |
| dc.title | Transição dos alunos surdos do Ensino Secundário para o Ensino Superior | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição | pt_PT |
