Repository logo
 
Publication

O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhos

dc.contributor.authorSeixas, Alberto Davide Bastos
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.date.accessioned2019-12-05T11:46:05Z
dc.date.available2019-12-05T11:46:05Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractA realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz LeGoff (1990), define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se "indaga", se "testemunha"”. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadramento cénico dessas vozes, apoiado em fotografias e elementos simbólicos, cria uma moldura mental de veracidade que aproxima o espectador do biografado através da promoção de imagens mentais sobre a sua vida, que nos ajudam a construí-la. Vilas Boas (2006) diz que os biógrafos operam “com os três tipos de exercícios intelectuais (...): reflexão, imaginação, organização (organizar o saber, ou seja, transformar a informação em conhecimento)”. O documentário biográfico usa a edição como forma de organização da informação, algo que “serves to establish and maintain rhetorical continuity more than spatial or temporal continuity” (Nichols, 1991). Ou seja, o tipo de testemunhos, a sua organização temática, o espaço cenográfico onde ocorrem, a sua preponderância na gestão imagética e o uso de elementos simbólicos corelacionados com o biografado ajudam a retorizar o discurso visual, credibilizando o que é dito. Neste trabalho, partindo dos filmes Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2013) de John Maloof e Charlie Siskel, propõe-se a construção de uma tabela para a identificação das estratégias usadas na sequencialização dos testemunhos no documentário biográfico, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica desses testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15035
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAo Norte Associação de Produção e Animação Audiovisual. Câmara Municipal de Viana do Castelopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.encontrosdecinema.pt/2018/doc/7conferencia_cinema_programa-vrs1.3.pdfpt_PT
dc.subjectDocumentário biográficopt_PT
dc.subjectTestemunhopt_PT
dc.subjectPersonagempt_PT
dc.titleO documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhospt_PT
dc.typeother
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage17pt_PT
oaire.citation.startPage16pt_PT
oaire.citation.titleXVIII Encontros de Cinema: 7.ª Conferência Internacional de Cinemapt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeotherpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RES_AdrianaBaptista_2018_4.pdf
Size:
66.12 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: