dc.contributor.author | Seixas, Alberto Davide Bastos | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2019-12-05T11:46:05Z | |
dc.date.available | 2019-12-05T11:46:05Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | A realização de um documentário biográfico sobre figuras do panorama cultural já desaparecidas labora com a ciência histórica. Esta, tal como diz LeGoff (1990), define-se em relação a uma realidade que “não é nem construída nem observada (...), mas sobre a qual se "indaga", se "testemunha"”. No documentário biográfico, por vezes, os testemunhos são vozes que articulam relatos e eventos. O enquadramento cénico dessas vozes, apoiado em fotografias e elementos simbólicos, cria uma moldura mental de veracidade que aproxima o espectador do biografado através da promoção de imagens mentais sobre a sua vida, que nos ajudam a construí-la. Vilas Boas (2006) diz que os biógrafos operam “com os três tipos de exercícios intelectuais (...): reflexão, imaginação, organização (organizar o saber, ou seja, transformar a informação em conhecimento)”. O documentário biográfico usa a edição como forma de organização da informação, algo que “serves to establish and maintain rhetorical continuity more than spatial or temporal continuity” (Nichols, 1991). Ou seja, o tipo de testemunhos, a sua organização temática, o espaço cenográfico onde ocorrem, a sua preponderância na gestão imagética e o uso de elementos simbólicos corelacionados com o biografado ajudam a retorizar o discurso visual, credibilizando o que é dito. Neste trabalho, partindo dos filmes Le tombeau d’Alexandre (1993) de Chris Marker e Finding Vivian Maier (2013) de John Maloof e Charlie Siskel, propõe-se a construção de uma tabela para a identificação das estratégias usadas na sequencialização dos testemunhos no documentário biográfico, enquanto atitude para compreender de que modo a organização retórica desses testemunhos ajuda a apresentar uma personagem para um sujeito já desaparecido e que integrará a memória coletiva como uma realidade cultural que o cinema ajudou a construir. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15035 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Ao Norte Associação de Produção e Animação Audiovisual. Câmara Municipal de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.encontrosdecinema.pt/2018/doc/7conferencia_cinema_programa-vrs1.3.pdf | pt_PT |
dc.subject | Documentário biográfico | pt_PT |
dc.subject | Testemunho | pt_PT |
dc.subject | Personagem | pt_PT |
dc.title | O documentário biográfico e a sequencialização dos testemunhos | pt_PT |
dc.type | other | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 17 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 16 | pt_PT |
oaire.citation.title | XVIII Encontros de Cinema: 7.ª Conferência Internacional de Cinema | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | other | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 |