Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorGonçalves, Diana Sofia Sampaio
dc.date.accessioned2016-07-27T11:26:25Z
dc.date.available2016-07-27T11:26:25Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO presente relatório de qualificação profissional surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, integrada no plano de estudos do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e configura-se como requisito parcial para a obtenção de grau de mestre. Pretende-se, deste modo, que o mesmo evidencie o percurso formativo da mestranda de forma refletida e indagadora das experiências e competências desenvolvidas nos dois níveis de educação, com vista à construção de um perfil duplo. O documento integra os pressupostos teóricos e legais que fundamentam a prática pedagógica da mestranda em ambos os níveis educativos assim como a forma como estes foram mobilizados para a prática pedagógica, as características inerentes ao contexto educativo e os conhecimentos obtidos ao longo da mesma acerca das crianças e das suas individualidades e do meio envolvente. A metodologia de investigação-ação constituiu um pilar no decorrer da intervenção pedagógica, encontrando-se espelhada ao longo do presente relatório de estágio. Deste modo, a prática da mestranda obedeceu a um processo rigoroso assente na articulação das etapas inerentes à metodologia evidenciada: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta metodologia permitiu melhorar e enriquecer as intervenções pedagógicas, possibilitando um olhar crítico e indagador não só acerca das práticas mas igualmente sobre a Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma forma mais geral. Face ao indicado, a realização do estágio profissionalizante, desenvolvido em ambos os contextos educativos caracterizou-se por ser a força motriz para que a mestranda desenvolvesse competências pessoais e profissionais inerentes a um perfil docente duplo, construindo, desta forma, as primeiras etapas de um processo evolutivo e de aprendizagem gradual e constante compreendendo, assim, a importância e exigência de educarpt_PT
dc.description.abstractThis professional qualification report comes under the Course of Supervised Teaching Practice, which is part of the Master's curriculum in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education and is constructed as a partial requirement for obtaining a master's degree. It is intended, therefore, that the same reveals the graduate student's training path in a reflected form of developed experience and expertise in both education levels, with a view to achieve a double profile. The document integrates the theoretical and legal assumptions underlying the pedagogical practice of master student in both educational levels as well as how they were mobilized for pedagogical practice. The inherent characteristics of the educational context and the knowledge acquired along the time about children, their individualities and the surroundings environment. The research-action methodology is a cornerstone in the course of pedagogical intervention, lying spread throughout this traineeship report. Accordingly, the practice of graduate student followed a rigorous process based on the articulation of the steps inherent to the evidenced methodology: observation, planning, action, reflection and evaluation. This methodology allows to improve and enrich the educational interventions, enabling a critical and inquiring gaze seemed not only on the practices but also on Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, in a broader way. The achievement of the work experience, developed in both educational contexts characterized by being the driving force for the master student to expand personal and professional skills intrinsic to a double teacher profile, developing in this way, the first steps in the evolving process, a gradual and constant learning thus comprising the importance and need to educate.pt_PT
dc.identifier.tid201276208
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8446
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectinvestigação-açãopt_PT
dc.subjectPerfil docente duplopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectResearch-actionpt_PT
dc.subjectdouble teacher profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Diana Gonçalves_2016.pdf
Size:
2.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: