Repository logo
 
Publication

A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1º ano da ESTSP-IPP

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo J.
dc.contributor.authorDores, Artemisa Rocha
dc.contributor.authorMagalhães, Andreia
dc.contributor.authorBarreto, João Francisco
dc.contributor.authorMartins, Helena
dc.date.accessioned2016-01-20T16:18:14Z
dc.date.available2016-01-20T16:18:14Z
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractA adaptação ao ensino superior reveste-se de experiências académicas que podem constituir fonte de stress para os estudantes. A implementação de novos modelos pedagógicos, no âmbito do processo de Bolonha, introduz novas variáveis cujo impacto, designadamente em termos de saúde, importa conhecer. Este estudo tem como objetivo analisar as associações entre modelo pedagógico (Problem Based Learning – PBL vs. modelos próximos do tradicional) e variáveis psicológicas (coping, desregulação emocional, sintomas psicossomáticos, perceção de stress e afeto). O estudo tem um design transversal. Foram usados os seguintes questionários online: Brief-COPE, Escala de Dificuldades de Regulação Emocional, Questionário de Manifestações Físicas de Mal-Estar, Escala de Stress Percebido e Escala de Afeto Positivo e Negativo. A amostra é constituída por 183 estudantes do primeiro ano (84% do género feminino) de cursos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto – Instituto Politécnico do Porto (ESTSP-IPP). Resultados – Foram encontradas correlações significativas entre as variáveis demográficas e psicológicas. Considerando diferentes modelos pedagógicos, foram encontradas diferenças significativas nas variáveis psicológicas. Os principais preditores de stress na amostra foram: ser mulher, frequentar uma licenciatura no modelo PBL, ter maiores índices de desregulação emocional, apresentar mais sintomas psicossomáticos, menos afeto positivo e mais afeto negativo. As diferenças encontradas entre modelos pedagógicos são discutidas, possibilitando a reflexão sobre as implicações práticas e sugestões para futuras investigações.pt_PT
dc.description.abstractAdapting to Higher Education is filled with academic experiences that might be stressful for students. The new pedagogical models brought about by the Bologna process put into play new variables that are important to look at, namely in terms of health. This research aims to analyze associations between the pedagogical model (Problem Based Learning vs more traditional approaches) and psychological variables (coping, emotional deregulations, psychosomatic symptoms, perceived stress and affect). This study has a cross-sectional design. The following online questionnaires were used: Brief-COPE, Difficulties in Emotion Regulation Scale, Perceived Stress Scale, Manifestations of Physical Discomfort Questionnaire, and Positive and Negative Affect Schedule. The sample consisted in 183 first-year students (84% female) from School of Allied Health Sciences – Polytechnic Institute of Porto. Significant correlations between demographic and psychological variables were found. Considering different pedagogical models, significant differences in psychological variables were found. The main predictors of stress in the sample were: being female, inclusion in the PBL model, higher indexes of emotional deregulation, more psychosomatic symptoms, lower positive affect and higher negative affect. Differences between pedagogical models are discussed, while reflecting on practical implications and suggestions for future research.pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, R. J., Dores, A. R., Santos, A. M. dos, Barreto, J. F., & Martins, H. (2013). A influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1o ano da ESTSP-IPP. Saúde & Tecnologia, Suplemento, Artigo Suplemento. https://doi.org/10.25758/set.894
dc.identifier.doi10.25758/set.894pt_PT
dc.identifier.issn1646-9704
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/7433
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.estesl.ipl.pt/sites/default/files/ficheiros/pdf/art_08_estesl_suplemento_2013_0.pdfpt_PT
dc.subjectProblem based learningpt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectEestudantes do ensino superiorpt_PT
dc.subjectHigher education studentspt_PT
dc.titleA influência do modelo pedagógico em variáveis psicológicas de estudantes do 1º ano da ESTSP-IPPpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage43pt_PT
oaire.citation.titleSaúde e Tecnologiapt_PT
person.familyNameDores
person.familyNameMagalhães
person.familyNameBarreto
person.givenNameArtemisa
person.givenNameAndreia Carla Fonseca
person.givenNameJoão Francisco
person.identifier.ciencia-id6B12-301B-4A0F
person.identifier.orcid0000-0003-4595-9816
person.identifier.orcid0000-0001-5067-5717
person.identifier.orcid0000-0002-1893-4819
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7
relation.isAuthorOfPublication778c553d-00f7-4f3b-8172-b4a06fb9efed
relation.isAuthorOfPublication623dff1b-0906-4dc1-ae3f-208907c98379
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6579b160-3747-4ab2-a590-9f7d03215fa7

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_MartinsHelena_2013.pdf
Size:
80.85 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: