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Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)
dc.contributor.author | Gonçalves, Carlos | |
dc.contributor.author | Cristóvão, Natalina | |
dc.contributor.author | Esteireiro, Paulo | |
dc.date.accessioned | 2018-01-31T11:52:32Z | |
dc.date.available | 2018-01-31T11:52:32Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | Na Região Autónoma da Madeira (Portugal), o Governo Regional, através do seuServiço de Educação Artística e Multimédia (DSEAM), desenvolve desde 1986 oprojeto “modalidades artísticas”, um projeto de educação artística que envolveatualmente todas as crianças e jovens nas escolas da região, em contexto curriculare extracurricular. O principal propósito deste artigo é apresentar as principais etapasdeste projeto: desde as primeiras experiências de atividades de complementocurricular (1985-1995); passando pela sistematização decorrente da criação da Escolaa Tempo Inteiro (1995-2001); até à definição em decreto regulamentar da coordenaçãodas “modalidades artísticas” (2001-2007); e, finalmente, a criação do modelo vigente(2007-2016). O atual modelo é um relevante instrumento de política educativa na áreada educação artística, prevendo elementos como: a figura da liderança; a tipologiade eventos a desenvolver; crédito horário para as escolas dedicarem ao projeto;formação contínua nas diversas modalidades; instrumentos de planificação, controloe avaliação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gonçalves, Carlos; Cristóvão, Natalina; Esteireiro, Paulo (2016). "Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016)" in Revista da ABEM, vol. 24, n.º 37, pp. 35-52. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2358-033X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10902 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revistaabem/article/view/643 | pt_PT |
dc.subject | Política educativa | pt_PT |
dc.subject | Atividades de complemento curricular e extracurriculares | pt_PT |
dc.subject | Modalidades artísticas | pt_PT |
dc.title | Modalidades Artísticas na Região Autónoma da Madeira (Portugal): Das primeiras atividades de enriquecimento curricular à definição do atual modelo de política educativa (1985-2016) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FEAT%2F00472%2F2013/PT | |
oaire.citation.endPage | 52 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 33 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista da Associação Brasileira de Educação Musical | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol 24 n.º 37 | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 3b129506-eae9-40c1-94c3-9daf0c8da439 | |
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