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Abstract(s)
In recent years, e-commerce has become one of the most essential activities in organizations. The various possibilities and options that e-commerce offers are an added value, not only in the field of digital transactions, but also in the different functions and departments that make up an organization. By quickly becoming a tool used by organizations, it is essential that e-commerce activities are also included in the audit process.
An audit of e-commerce processes can be based on the areas of Business-to-Business (B2B), Business-to-Consumer (B2C), or in general in the various processes performed. However, this audit of e-commerce should take into account the organization's Information Systems and compliance with legislation in terms of taxation.
This study aims to assess the relevance that audit practices can have in e-commerce, namely in the area of Business-to-Business regarding Information Systems and compliance with legislation.
In this follow-up, this dissertation intends in a first part to detail the most important aspects that conform the e-commerce and the audit, as well as to verify what is the legal framework in force that regulates the activities of e-commerce. In the second part of this work, we find the methodology used, in which the research hypotheses are defined, the analysis model to be validated and the questionnaire as a data collection instrument.
After analyzing the data obtained from the application of the questionnaire, it was possible to conclude that auditing the processes of e-commerce is and will be of vital importance for organizations in the future, as it will, for example, help detect threats, reduce risks or improve internal control processes.
Nos últimos anos, o e-commerce tem vindo a tornar-se uma das atividades mais essenciais nas organizações. As diversas possibilidades e opções que o e-commerce oferece são uma mais-valia, não só no âmbito das transações digitais, como também nas diferentes funções e departamentos que compõem uma organização. Ao ter-se convertido rapidamente numa ferramenta utilizada pelas organizações, é essencial que as atividades do e-commerce também sejam incluídas no processo de auditoria. Uma auditoria aos processos do e-commerce pode fundamentar-se nas áreas de Business-to-Business (B2B), Business-to-Consumer (B2C), ou de forma geral nos diversos processos executados. Contudo, esta auditoria ao e-commerce deveria ter em consideração os Sistemas de Informação da organização e o cumprimento da legislação em termos de tributação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a relevância que as práticas de auditoria podem chegar a ter no e-commerce, nomeadamente na área de Business-to-Business no que respeita aos Sistemas de Informação e ao cumprimento da legislação. Neste seguimento, esta dissertação tenciona numa primeira parte detalhar os aspetos mais importantes que conformam o e-commerce e a auditoria, assim como também de verificar qual é o quadro legal em vigência que regula as atividades do e-commerce. Na segunda parte deste trabalho encontra-se a metodologia utilizada, na qual são definidas as hipóteses de investigação, o modelo de análise a ser validado e o questionário como instrumento de recolha de dados. Após analisar os dados obtidos da aplicação do questionário, foi possível concluir que realizar auditorias aos processos do e-commerce é e será no futuro de vital importância para as organizações, já que permitirá por exemplo ajudar a detetar ameaças, reduzir riscos ou melhorar processos de controlo interno.
Nos últimos anos, o e-commerce tem vindo a tornar-se uma das atividades mais essenciais nas organizações. As diversas possibilidades e opções que o e-commerce oferece são uma mais-valia, não só no âmbito das transações digitais, como também nas diferentes funções e departamentos que compõem uma organização. Ao ter-se convertido rapidamente numa ferramenta utilizada pelas organizações, é essencial que as atividades do e-commerce também sejam incluídas no processo de auditoria. Uma auditoria aos processos do e-commerce pode fundamentar-se nas áreas de Business-to-Business (B2B), Business-to-Consumer (B2C), ou de forma geral nos diversos processos executados. Contudo, esta auditoria ao e-commerce deveria ter em consideração os Sistemas de Informação da organização e o cumprimento da legislação em termos de tributação. O presente estudo tem como objetivo avaliar a relevância que as práticas de auditoria podem chegar a ter no e-commerce, nomeadamente na área de Business-to-Business no que respeita aos Sistemas de Informação e ao cumprimento da legislação. Neste seguimento, esta dissertação tenciona numa primeira parte detalhar os aspetos mais importantes que conformam o e-commerce e a auditoria, assim como também de verificar qual é o quadro legal em vigência que regula as atividades do e-commerce. Na segunda parte deste trabalho encontra-se a metodologia utilizada, na qual são definidas as hipóteses de investigação, o modelo de análise a ser validado e o questionário como instrumento de recolha de dados. Após analisar os dados obtidos da aplicação do questionário, foi possível concluir que realizar auditorias aos processos do e-commerce é e será no futuro de vital importância para as organizações, já que permitirá por exemplo ajudar a detetar ameaças, reduzir riscos ou melhorar processos de controlo interno.
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Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
Keywords
Auditoria E-commerce Legislação Sistemas de informação Audit E-commerce Legislation Information systems