Repository logo
 
Publication

Bel Canto: método vocal de Mathilde Marchesi - um caso de estudo em contexto didático

dc.contributor.advisorSalgado, António Gabriel Castro Correia
dc.contributor.advisorFonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço da
dc.contributor.advisorFontes, Cecília
dc.contributor.advisorMoura, Alexandra
dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel Pinto dos
dc.date.accessioned2017-12-13T15:28:29Z
dc.date.available2017-12-13T15:28:29Z
dc.date.issued2017-11-30
dc.description.abstractNeste trabalho foi realizado o relatório de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música – ramo Canto, pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, e o projeto de investigação aplicado em contexto educativo. O primeiro e segundo capítulos referem-se ao Relatório de Estágio realizado no 3º Ciclo e Ensino Secundário do Ensino Especializado da Música, e que teve como objetivo desenvolver o processo de ensino-aprendizagem e pedagogia do canto recorrendo às Observações em Contexto Educativo das escolas onde ocorreram as práticas educativas, e à reflexão fundamentada das aulas observadas, lecionadas e assistidas. O terceiro capítulo remete ao Projeto de Investigação que foi realizado através de um Estudo de Caso em Contexto Didático e teve como objetivo aplicar e analisar o método vocal de Matilde Marchesi com alunas de canto e realizar uma reflexão fundamentada sobre algumas das caraterísticas vocais e da prática vocal desenvolvidas com o mesmo método – ataque vocal, leveza e legato da voz.pt_PT
dc.description.abstractThe report of intership in the scope of supervised teaching practice of the Master in Music Teaching - with focus in singing, in ESMAE (Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto) was carried out in this work, as well as the research project applied in educational context. The first and second chapters refer to the Internship Report made at the 3rd Cycle and Secondary Education of Specialized Music Teaching, and aimed to develop the teaching-learning process and singing pedagogy using the Observations in Educational Context of the schools where the educational practices took place, and the reasoned reflection of the classes observed, taught and assisted. The third chapter refers to the Research Project that was carried out through a Case Study in Didactic Context and had the aim to apply and analyze the vocal method of Matilde Marchesi with singing students and to carry out a reasoned reflection on some of the vocal characteristics and practice vocal developed with the same method - vocal attack, lightness and legato of the voice.pt_PT
dc.identifier.tid201777134pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10601
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMúsicapt_PT
dc.subjectEnsino de cantopt_PT
dc.subjectObservaçãopt_PT
dc.subjectPlanificaçãopt_PT
dc.subjectBel Cantopt_PT
dc.subjectEstudo de casopt_PT
dc.subjectMathilde Marchesipt_PT
dc.subjectLegatopt_PT
dc.subjectMusicpt_PT
dc.subjectSinging teachingpt_PT
dc.subjectObservationpt_PT
dc.subjectPlanificationpt_PT
dc.subjectCase studypt_PT
dc.titleBel Canto: método vocal de Mathilde Marchesi - um caso de estudo em contexto didáticopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Cantopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana_Santos_MEM_2017.pdf
Size:
18.09 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: