Publication
Relatório de estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Araújo, Sara de Barros | |
dc.contributor.author | Oliveira, Marisa Freitas de | |
dc.date.accessioned | 2016-11-08T18:32:14Z | |
dc.date.available | 2016-11-08T18:32:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar emerge a realização deste relatório que, de forma descritiva e reflexiva, aborda a ação educativa praticada pela mestranda na valência de creche e pré-escolar. A prática pedagógica deve estar sustentada em pressupostos teóricos que fundamentam e orientam a ação de um Profissional da Educação e, assim sendo, o trabalho desenvolvido foi apoiado por um quadro referencial teórico e legal, que ajudou a amplificar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento da criança, partindo de uma perspetiva socioconstrutivista. Ao longo da ação educativa foram tidos em conta os processo educativos tais como a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão e estratégias formativas como o trabalho em equipa e as narrativas reflexivas individuais. Neste relatório encontra-se uma breve descrição das Instituições onde a mestranda realizou a sua intervenção pedagógica, bem como dos grupos de crianças nelas envolvidos, explanando a importância que um educador de infância assume para ir ao encontro das necessidades e interesses das crianças. Está, ainda, presente a coconstrução de saberes profissionais através de uma atitude profissional reflexiva e indagadora onde são apontadas as suas aprendizagens e dificuldades. Em suma, pretende-se desenvolver as competências profissionais potenciando a evolução como pessoa e como futura profissional em educação de infância. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report emerges under the Master on Preschool Education which descriptively and reflexively addresses the preschool educational activity practiced by a Masters student in nursery and pre-school education. The teaching practice must be supported by theoretical assumptions that underlie and guide the action of a teacher and, therefore, the present work was supported by a theoretical and legal framework, which helped amplify the process of learning and child development taking into consideration a socioconstructivist perspective. Throughout the educational activity the steps in the educational process, such as observation, planning, action, evaluation and reflection and training strategies like teamwork and the individual reflective narratives were taken into account. In this report there is a brief description of the institutions where the Masters student held her pedagogical intervention as well as the group of children involved. In it she explains the importance that an early childhood educator assumes meeting the needs and interests of children. It is also present the co-construction of professional knowledge through a reflective and questioner professional attitude where the Masters students’ apprenticeships and difficulties are indicated. In short, we intend to develop professional skills boosting the evolution as a person and as a future professional in childhood education. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201613794 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/8644 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Childhood education | pt_PT |
dc.subject | Profissional development | pt_PT |
dc.subject | Research action | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | PORTO | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |