Repository logo
 
Publication

Efeitos de um programa de treino de conciência fonológica: da ação especializada à consultadoria

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Marisa Carvalho
dc.contributor.authorNeves, Olga Marisa
dc.date.accessioned2017-05-23T10:37:17Z
dc.date.available2017-05-23T10:37:17Z
dc.date.issued2016
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractA consciência fonológica é considerada uma competência fundamental na compreensão do princípio alfabético e encontra-se relacionada com a aprendizagem da leitura e da escrita. O treino prévio da consciência fonológica antes do ensino formal da leitura apresenta resultados positivos na aprendizagem da mesma. Assim, a implementação de programas de intervenção em idade pré-escolar é de grande utilidade.Este trabalho teve como objetivo avaliar o impactode um programa de treino de consciência fonológica nas modalidades de intervenção universal e seletiva.Participaram um total de 49 crianças de 5/6 anos, pertencentes ao grupo pré-escolar da escola da zona norte do país. Foram divididas em dois grupos distintos, o grupo experimental e o grupo de controlo. Foram criados 2 subgrupos, um sem dificuldades e outro com dificuldades, que beneficiaram de intervenções diferenciadas.O programa de treino da consciência fonológica incidia nas seguintes tarefas da consciência fonológica: segmentação frásica, segmentação silábica, identificação do fonema inicial e supressão da sílaba e do fonema inicial. Os resultados demonstraram que o programa de treino foi eficaz em algumas das competências trabalhadas, uma vez que o grupo experimental evoluiu de forma significativa na globalidade das tarefas que foram trabalhadas com o grupo.pt_PT
dc.description.abstractThe phonological awareness is considered a fundamental competence in the understanding of the alphabetic principle and it is related to the learning of reading and writing. The prior practice of phonological awareness before the formal teaching of reading has positive results in learning. Thus, the implementation of pre-school intervention programmes is useful. This work aimed to evaluate the impact of a phonological awareness training program in a universal and selective intervention modality. In this studyparticipated 49 pre-school children (aged between 5 and 6 years old) from this school, located in the North of Portugal.They were divided into two distinct groups, the experimental group and the control group. Two subgroups were created, one without difficulties (special needs) and another with difficulties,(special needs) which has benefited from differentiated approaches.The phonological awareness training program focused on the following tasks of phonological awareness: the sentence segmentation, the syllabic initial phoneme identification and the syllable and initial phoneme suppression. The results showed that the training program has been effective in some of the competences, since the experimental group has significantly evolved in all of the tasks that have been worked with the group.pt_PT
dc.identifier.tid201702894
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9844
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrograma de treino fonológicopt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectPhonological training programpt_PT
dc.subjectPhonological awarenesspt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.titleEfeitos de um programa de treino de conciência fonológica: da ação especializada à consultadoriapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_OlgaNeves_2016.pdf
Size:
523.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: