Publication
Relatório de Estágio de Mariana Abigail Ferreira Mendes
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Moreira, Sónia Maria dos Santos Peres | |
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Margarida Maria Aguiar Barbieri de | |
dc.contributor.author | Mendes, Mariana Abigail Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2025-07-23T13:31:55Z | |
dc.date.available | 2025-07-23T13:31:55Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se na Unidade Curricular da Prática Educativa Supervisionada, incorporada no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino so 1º Ciclo do Ensino Básico. Conforme previsto no Decreto-Lei nº 79/2014 (2014), garante a qualificação profissional para lecionar nas duas valências de ensino. Por conseguinte, a colaboração e a cooperação assumiram um papel central ao longo da prática, reforçando o trabalho em díade-supervisoras, díade-orientadoras cooperantes na construção do perfil profissional. Do mesmo modo, as interações e o envolvimento nos projetos com as famílias-comunidade-escola, foram cruciais para o crescimento pessoal e profissional da futura docente. Com esta colaboração, foi possível desenvolver dois projetos de intervenção, baseados na Metodologia de Trabalho de Projeto. Todas as propostas desenvolvidas foram sustentadas pelos documentos orientadores curriculares em vigor, procurando garantir aprendizagens através de atividades com intencionalidade pedagógica. As intervenções pedagógicas consistiram na utilização de metodologias ativas (como a Aprendizagem Cooperativa sustentada numa abordagem socioconstrutivista), onde a criança ocupa o papel principal de toda a ação e mantém-se ativa no seu processo de aprendizagem. Importa referir a utilização da Metodologia de Investigação-Ação, assente nos princípios de observação, planificação, ação, reflexão, divulgação e avaliação, permitindo a reflexão e a melhoria contínua das práticas, bem como o desenvolvimento de uma identidade profissional. | por |
dc.description.abstract | This report is part of the curricular unit of Supervised Educational Practice, included in the second year of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. As established by Decree-Law No. 79/2014, it ensures professional qualification to teach in both educational levels. Consequently, collaboration and cooperation played a central role throughout the practicum, strengthening the work developed in supervisor dyads and cooperating mentor dyads in shaping the professional profile. Similarly, the interactions and involvement in projects with families, the community, and the school were crucial to the personal and professional development of the future teacher. Through this collaborative work, it was possible to implement two intervention projects based on the Project Work Methodology. All the proposed activities were supported by the current curricular guidelines, seeking to ensure meaningful learning through pedagogically intentional activities. The pedagogical interventions consisted of the use of active methodologies (such as Cooperative Learning grounded in a socioconstructivist approach), in which the child takes on the central role in all actions and remains active in their learning process. It is important to highlight the use of the Action Research Methodology, based on the principles of observation, planning, action, reflection, dissemination, and evaluation. This approach enabled ongoing reflection and continuous improvement of practices, as well as the development of a professional identity. | eng |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30238 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Aprendizagem cooperativa | |
dc.subject | Metodologias ativas | |
dc.subject | Metodologia de trabalho de projeto | |
dc.subject | Metodologia de Investigação-ação | |
dc.subject | Cooperative learning | |
dc.subject | Active methodologies | |
dc.subject | Project work methodology | |
dc.subject | Action research methodology | |
dc.title | Relatório de Estágio de Mariana Abigail Ferreira Mendes | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico |