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Currículo, cidadania e racismo: uma leitura dos textos curriculares nacionais
dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Moreira, Ana Isabel | |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T15:03:18Z | |
dc.date.available | 2023-01-16T15:03:18Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Pela sua condição parasitária e sistémica, o racismo perpassa diferentes espaços e esferas sociais, nomeadamente a escola. Com efeito, diferentes exemplos internacionais têm revelado a perpetuação de desigualdades étnicas, culturais e raciais, também por via dos sistemas educativos e suas opções curriculares e organizacionais. Na sequência destas preocupações, a presente investigação visa identificar e compreender o modo como as orientações curriculares nacionais, para o Ensino Básico, contemplam questões relacionadas com o racismo e suas manifestações. A partir da análise documental dos textos curriculares portugueses das componentes curriculares ligadas aos Estudos Sociais, sobressaem já três ideias-chave a mencionar. Desde logo, como exemplo de uma educação implicada na formação cidadã e antirracista, nota-se, embora com reduzida expressão, a presença de diferentes conhecimentos associados à pluralidade identitária e à diversidade cultural. Como segundo aspeto, detetam-se certas ausências – como o eurocentrismo, a consciencialização das desigualdades sociais e a discussão sobre o racismo – que, pelo menos em parte, parecem enfraquecer o potencial destes artefactos em relação à desocultação do fenómeno e suas múltiplas características. Por fim, apesar de pontuais nuances, os mesmos textos curriculares apresentam-se, predominantemente, monocromáticos, com uma prevalência do património cultural ocidental. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Duarte, P., & Moreira, A. I. (2022). Currículo, cidadania e racismo: uma leitura dos textos curriculares nacionais. Indagatio Didactica, 14, 85-103. https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30570 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/id.v14i2.30570 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/21551 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Organização escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação cidadã | pt_PT |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Racismo | pt_PT |
dc.title | Currículo, cidadania e racismo: uma leitura dos textos curriculares nacionais | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 103 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 85 | pt_PT |
oaire.citation.volume | 14 | pt_PT |
person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Pedro Duarte | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
person.identifier.ciencia-id | 4315-7FCF-80C0 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6757-8005 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
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