Repository logo
 
Publication

Currículo, cidadania e racismo: uma leitura dos textos curriculares nacionais

dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.contributor.authorMoreira, Ana Isabel
dc.date.accessioned2023-01-16T15:03:18Z
dc.date.available2023-01-16T15:03:18Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractPela sua condição parasitária e sistémica, o racismo perpassa diferentes espaços e esferas sociais, nomeadamente a escola. Com efeito, diferentes exemplos internacionais têm revelado a perpetuação de desigualdades étnicas, culturais e raciais, também por via dos sistemas educativos e suas opções curriculares e organizacionais. Na sequência destas preocupações, a presente investigação visa identificar e compreender o modo como as orientações curriculares nacionais, para o Ensino Básico, contemplam questões relacionadas com o racismo e suas manifestações. A partir da análise documental dos textos curriculares portugueses das componentes curriculares ligadas aos Estudos Sociais, sobressaem já três ideias-chave a mencionar. Desde logo, como exemplo de uma educação implicada na formação cidadã e antirracista, nota-se, embora com reduzida expressão, a presença de diferentes conhecimentos associados à pluralidade identitária e à diversidade cultural. Como segundo aspeto, detetam-se certas ausências – como o eurocentrismo, a consciencialização das desigualdades sociais e a discussão sobre o racismo – que, pelo menos em parte, parecem enfraquecer o potencial destes artefactos em relação à desocultação do fenómeno e suas múltiplas características. Por fim, apesar de pontuais nuances, os mesmos textos curriculares apresentam-se, predominantemente, monocromáticos, com uma prevalência do património cultural ocidental.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationDuarte, P., & Moreira, A. I. (2022). Currículo, cidadania e racismo: uma leitura dos textos curriculares nacionais. Indagatio Didactica, 14, 85-103. https://doi.org/10.34624/id.v14i2.30570pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v14i2.30570pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21551
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectOrganização escolarpt_PT
dc.subjectEducação cidadãpt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectRacismopt_PT
dc.titleCurrículo, cidadania e racismo: uma leitura dos textos curriculares nacionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage103pt_PT
oaire.citation.startPage85pt_PT
oaire.citation.volume14pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.familyNameMoreira
person.givenNamePedro Duarte
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.ciencia-id4315-7FCF-80C0
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
person.identifier.orcid0000-0002-6757-8005
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublicationaf0082ca-6fc4-4b72-9268-e3096cd78bf9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PEdroDuarte_2022_5.pdf
Size:
344.88 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: