Publication
Notas que se ouvem, saberes que se constroem: um percurso pela formação docente
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Duarte, Pedro | |
dc.contributor.author | Fernandes, Mónica Maria Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T11:30:29Z | |
dc.date.available | 2025-08-20T11:30:29Z | |
dc.date.issued | 2025 | |
dc.date.submitted | 2025 | |
dc.description.abstract | Este Relatório de Estágio insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Assume-se como parte integrante da avaliação final do percurso formativo, refletindo as aprendizagens, as decisões pedagógicas e os desafios vivenciados ao longo do estágio realizado em ambos os ciclos. O presente documento procura articular teoria e prática, numa perspetiva reflexiva e investigativa, valorizando o papel do professor como agente de mudança, mediador do currículo e promotor de aprendizagens significativas. Ao longo da intervenção pedagógica, foram desenvolvidas diversas aulas, bem como atividades com a comunidade educativa, reforçando o compromisso com uma escola centrada nos alunos. Além disso, a dimensão investigativa assumiu um lugar central com a conceção, execução e análise de um projeto de investigação-ação desenvolvido no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde se explorou a influência da música como promotor de aprendizagens na área disciplinar de Português. Este projeto permitiu compreender de que forma recursos artísticos, como a música, podem tornar a aprendizagem mais significativa, promovendo o desenvolvimento linguístico, a expressão oral e a participação ativa dos alunos. Este relatório constitui, assim, o culminar de um percurso de formação que se construiu entre a prática, a reflexão e o compromisso profissional com uma docência consciente, ética e transformadora. | por |
dc.description.abstract | This Internship Report is part of the Supervised Teaching Practice developed within the framework of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and in Portuguese and History and Geography of Portugal for the 2nd Cycle of Basic Education. It constitutes an integral part of the final assessment of the training process, reflecting the learning outcomes, pedagogical decisions and challenges experienced during the internship across both teaching levels. This document seeks to bridge theory and practice through a reflective and investigative approach, highlighting the teacher’s role as an agent of change, curriculum mediator and promoter of meaningful learning. Throughout the pedagogical intervention, various lessons and activities involving the educational community were carried out, reinforcing the commitment to a student-centred school. Moreover, the research component assumed a central role through the design, implementation and analysis of an action-research project developed in the 2nd Cycle of Basic Education, exploring the influence of music as a promoter of learning in the Portuguese subject area. This project made it possible to understand how artistic resources, such as music, can foster more meaningful learning, promoting linguistic development, oral expression and active student participation. This report therefore marks the culmination of a training journey built on practice, reflection and professional commitment to a conscious, ethical and transformative teaching practice. | por |
dc.identifier.tid | 203997751 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30311 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
dc.subject | Investigação-ação | |
dc.subject | Música e aprendizagem | |
dc.subject | Português | |
dc.subject | Formação docente | |
dc.subject | Supervised teaching practice | |
dc.subject | Action-Research | |
dc.subject | Music and learning | |
dc.subject | Portuguese | |
dc.subject | Teacher education | |
dc.title | Notas que se ouvem, saberes que se constroem: um percurso pela formação docente | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |