Publication
Relatório de Estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Marta, Maria Margarida Campos | |
dc.contributor.advisor | Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Quadros | |
dc.contributor.author | Rocha, Ana Edite Bandeira | |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T14:23:42Z | |
dc.date.available | 2017-08-30T14:23:42Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio, requisito indispensável para a obtenção parcial de grau mestre de perfil duplo, espelha a qualidade do processo formativo relativo às condições necessárias para a profissionalidade docente (Decreto de Lei 79/2014, 14 de maio). Constituindo-se um momento de reflexão profícuo revelador dos saberes e competências adquiridos e construídos pelo futuro docente no âmbito da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para tal, contribuiu em larga medida a prática educativa supervisionada, apresentando-se como um momento crucial para o desenvolvimento e experimentação de métodos e estratégias, questionando conceções inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem. O processo de formação sustentou-se nas etapas da metodologia de investigação-ação que permitiram a melhoria das práticas pelo olhar crítico, reflexivo e transformador. Também as práticas construtivistas com enfoque no desenvolvimento holístico da criança devolveram à escola o prazer da aprendizagem, atendendo às necessidades e interesses dos alunos e da sociedade, respondendo ao perfil do aluno no séc. XXI e à missão da escola atual. Neste contexto, relevou-se o trabalho colaborativo que enriqueceu olhares e decisões cujos efeitos na prática possibilitou a construção de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências de autonomia, criativas e de pensamento crítico fundamentais na formação do cidadão na atualidade. Concludentemente, todo o ciclo de estudos e as vivências da prática educativa supervisionada propiciaram a construção de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, reafirmando competências profissionais e pessoais, tendo este percurso a finalidade de habilitar para um perfil profissional duplo, valorizando a formação ao longo da vida para aquele que se constitui. | pt_PT |
dc.description.abstract | The current report, an indispensable requirement for the partial acquisition of a double degree master degree, mirrors the quality of the training process related to the conditions required for teaching professionalism (Decree Law 79/2014, May 14). It constitutes itself as a moment of rewarding reflection revealing the knowledge and skills acquired and built by the future teacher in the scope of Pre-School Education and the first Cycle of Basic Education. Therefore, the supervised educational practice has vastly contributed, presenting itself as a crucial moment for the development and experimentation of methods and strategies, questioning concepts inherent in the teaching and learning process. The training process was based on the steps of the research-action methodology that allowed the improvement of practices through a critical, reflective and transformative look. Also the constructivist practices focused on the holistic development of the child returned to the school the pleasure of learning, attending to the needs and interests of students and society, responding to the profile of the student in the XXI century and the mission of the current school. In this context, the collaborative work revealed itself which enriched the looks and decisions whose effects in practice made possible the construction of new knowledge and the development of autonomous, creative and fundamental critical thinking skills in the formation of the citizen at the present times. In short, the whole cycle of studies and the experiences of the supervised educational practice led to the construction of a professional, reflective and investigative posture, reaffirming professional and personal competences, with the purpose of enabling a dual professional profile, valuing life to the person who is evolving. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201735776 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10229 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional e pessoal | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Children | pt_PT |
dc.subject | Education | pt_PT |
dc.subject | Personal and professional development | pt_PT |
dc.subject | Research-action | pt_PT |
dc.title | Relatório de Estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |