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Ouvidoria e serviço de informação ao cidadão como instrumento de transparência institucional

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Com a redemocratização do Brasil, emergiram uma série de leis para garantir o acesso dos cidadãos às informações públicas, de modo a solidificar a cidadania e a transparência da gestão pública. A presente pesquisa procura compreender o contributo dos canais de comunicação pública, Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), para a transparência institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar). Além do objetivo geral, a pesquisa se desdobrou em três objetivos específicos: conhecer a opinião dos servidores acerca do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria e pelo SIC e do contributo para a transparência institucional; compreender o valor que a gestão atribui a Ouvidoria e ao SIC, enquanto canais de comunicação para a transparência institucional, e a forma como utiliza esses recursos; e identificar o contributo das demandas recebidas por meio da Ouvidoria e SIC como subsídios para ações da gestão do IFFar. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo com a utilização de métodos mistos, com predomínio da metodologia qualitativa, de acordo com Creswell (2007). A coleta dos dados deu-se pela pesquisa documental; inquérito por questionário, aplicado aos servidores do IFFar; e inquérito por entrevistas, aplicadas aos gestores. Os principais resultados da pesquisa apontam potencialidades e fragilidades dos canais de comunicação pública, Ouvidoria e SIC, do IFFar. Revelam o prezo da instituição por uma cultura de acesso às informações públicas, reconhecendo e valorizando os dois canais de comunicação pública como ferramentas de gestão e como instrumentos para a consolidação da transparência institucional.
With the redemocratization of Brazil, a series of laws have emerged to guarantee citizens' access to public the information, in order to solidify the citizenship and the transparency of public management. The present research search for understand the contribution of public the communication channels, Ombudsman and Citizen Information Service (SIC), to the institutional transparency of the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha (IFFar). Besides the general objective, the research was divided into three specific objectives: to know the opinion of the employees about the work developed by the Ombudsman and the SIC and the contribution to institutional transparency; understand the value that management attributes to the Ombudsman's Office and to the SIC, as communication channels for institutional transparency, and the way in which it uses these resources; and identify the contribution of the demands received through the Ombudsman and SIC as subsidies for actions of the IFFar management. To reach the proposed objectives, we conducted a research of descriptive character using mixed methods, with a predominance of qualitative methodology, according to Creswell (2007). The data collect was realized through documentary research; inquiry by questionnaire, applied to the servers of IFFar; and inquiry by interviews, applied to the managers. The main results of the research appoints to the potentialities and weaknesses of the public communication channels, Ombudsman and SIC, of IFFar. They reveal the institution's value for a culture of access to public information, recognizing and valuing the two channels of public communication as management tools and as instruments for the consolidation of institutional transparency.

Description

Keywords

Transparência Comunicação pública Ouvidoria Serviço de informação ao cidadão

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Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

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