Publication
Bebés, famílias e creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias
dc.contributor.author | Coelho, Vera | |
dc.contributor.author | Cadima, Joana | |
dc.contributor.author | Peixoto, Carla | |
dc.contributor.author | Pinto, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Pessanha, Manuela | |
dc.contributor.author | Barros, Sílvia | |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T09:34:31Z | |
dc.date.available | 2023-12-20T09:34:31Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Atualmente, a creche representa um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo descritivo tem por objetivo conhecer as práticas de transição dos bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da Grande Área Metropolitana do Porto, assim como a utilidade percebida destas práticas por parte de profissionais de educação a desempenhar funções em salas de bebés. No âmbito do projeto de investigação Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé , foram recolhidos dados, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, junto de 90 profissionais de educação de salas de bebés através do Questionário sobre características estruturais de berçários (QSCE-B; Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e do Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (QPTBC; Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Em geral, os resultados indicaram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das famílias ao contexto de creche através da implementação de algumas das práticas de transição recomendadas na literatura do domínio. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Coelho, V., Cadima, J., Peixoto, C., Pinto, A. I., Pessanha, M., & Barros, S. (2015). Bebés, famílias e creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias. Sensos-e, 2(2). Disponível em http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9005 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/24314 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation | FCOMP-01-0124-FEDER-029509 | pt_PT |
dc.relation | FCT-PTDC/MHC-CED/4007/2012 | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_PT |
dc.subject | Qualidade das creches | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Transição para a creche | pt_PT |
dc.subject | Comunicação família-creche | pt_PT |
dc.title | Bebés, famílias e creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.title | Sensos-e | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |