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Abstract(s)
Atualmente, a creche representa um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo descritivo tem por objetivo conhecer as práticas de transição dos bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da Grande Área Metropolitana do Porto, assim como a utilidade percebida destas práticas por parte de profissionais de educação a desempenhar funções em salas de bebés. No âmbito do projeto de investigação Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé , foram recolhidos dados, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, junto de 90 profissionais de educação de salas de bebés através do Questionário sobre características estruturais de berçários (QSCE-B; Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e do Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (QPTBC; Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Em geral, os resultados indicaram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das famílias ao contexto de creche através da implementação de algumas das práticas de transição recomendadas na literatura do domínio.
Description
Keywords
Desenvolvimento profissional Qualidade das creches Envolvimento Transição para a creche Comunicação família-creche
Citation
Coelho, V., Cadima, J., Peixoto, C., Pinto, A. I., Pessanha, M., & Barros, S. (2015). Bebés, famílias e creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias. Sensos-e, 2(2). Disponível em http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9005