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Os centros de serviços compartilhados como instrumento de gestão do capital intelectual: a gestão do património no Instituto Federal do Triângulo Mineiro

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, José Agostinho de Sousa
dc.contributor.authorAlves, Paulo Sérgio Mendes
dc.date.accessioned2019-03-18T12:02:18Z
dc.date.available2019-03-18T12:02:18Z
dc.date.issued2018-11-30
dc.description.abstractNa procura de modelos organizacionais que permitam melhoria da qualidade, eficiência e eficácia, deparamo-nos com o paradigma dos Centros de Serviços Compartilhados (CSC) e da Gestão do Capital Intelectual. Os CSC têm demonstrado grande sucesso na gestão organizacional e a Gestão do Capital Intelectual é considerada como um dos ativos mais importantes para a sobrevivência das organizações. Num contexto da administração pública, o desafio foi demonstrar que essas duas realidades podem trazer benefícios à organização e alavancar um processo de mudança. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de reconhecer Fatores que Beneficiam e Fatores que Desfavorecem a implementação de um CSC, e, adicionalmente, foi estudada a forma como o CSC pode potencializar a Gestão do Capital Intelectual na Gestão de Patrimônio na instituição analisada. Com um posicionamento epistemológico interpretativista e abordagem metodológica quantitativa e qualitativa foi aplicado o método de estudo de caso. Os dados empíricos foram recolhidos com recurso à análise documental e a um inquérito por questionário. O questionário, para além de caracterizar a amostra, possui 29 indicadores parcelares, divididos em 3 indicadores globais que avaliou os Fatores Favoráveis, os Desfavoráveis e os do Capital Intectual. Dos dados recolhidos foram analisadas: i) a consistência interna dos índices, utilizando o coeficiente de Alfa Cronbach; ii) as frequências absolutas e relativas, para cada indicador; iii) o Nível de Concordância das afirmações, aplicando-se a média ponderada; iv) a média geral de cada grupo e v) a Correlação de Pearson entre os indicadores de cada grupo, obtendo-se uma matriz bidimensional com a intensidade da correlação. Os dados demonstraram que, na visão dos gestores e dos servidores da instituição, os índices dos fatores que favorecem a implantação do CSC e da gestão do capital intelectual são mais expressivos que os fatores que a desfavorecem; o que valida e viabiliza sua utilização. Esta investigação demonstra que o modelo de CSC, também na administração pública, impulsiona a gestão do capital intectual proporcionando melhoria de qualidade e ganho em eficiência e eficácia dos serviços prestados.pt_PT
dc.description.abstractIn the search for organizational models to improve quality, efficiency and effectiveness, we come across the paradigm of Shared Services Centers (SSC) and Intellectual Capital Management. SSC have demonstrated great success in organizational management and the Intellectual Capital Management is considered to be one of the most important assets for the survival of organizations. In a context of public administration, the challenge was to demonstrate that these two realities can bring benefits to the organization and leverage a process of change. The present study was developed with the aim of recognizing Factors that Benefit and Factors that Discourage the implementation of a SSC, and, in addition, it was studied the way in which the SSC can enhance the Management of Intellectual Capital in the Management of Patrimony in the analyzed institution. With an interpretative epistemological positioning and quantitative and qualitative methodological approach, the case study method was applied. Empirical data were collected using documental analysis and a questionnaire survey. The questionnaire, besides characterizing the sample, has 29 partial indicators, divided into 3 global indicators that evaluated the Favorable factors, the Unfavorable and the Intectual Capital ones. The collected data were analyzed: i) the internal consistency of the indices, using the Alpha Cronbach coefficient; (ii) the absolute and relative frequencies for each indicator; iii) the Level of Agreement of the statements, applying the weighted average; iv) the general mean of each group and v) the Pearson correlation between the indicators of each group, obtaining a two-dimensional matrix with the correlation intensity. The data showed that, in the view of managers and servants of the institution, the indexes of the factors that favor the implementation of the SSC and the management of intellectual capital are more expressive than the factors that disadvantage it; which validates and enables its use. This research demonstrates that the SSC model, also in public administration, boosts the management of intellectual capital by providing quality improvement and gain in efficiency and effectiveness of the services provided.pt_PT
dc.identifier.tid202192865pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/13026
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCentro de serviços compartilhadospt_PT
dc.subjectGestão do capital intelectualpt_PT
dc.subjectGestão públicapt_PT
dc.subjectModelo organzacionalpt_PT
dc.subjectShared service centerpt_PT
dc.subjectOrganizational modelpt_PT
dc.subjectIntellectual capital managementpt_PT
dc.subjectPublic managementpt_PT
dc.titleOs centros de serviços compartilhados como instrumento de gestão do capital intelectual: a gestão do património no Instituto Federal do Triângulo Mineiropt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAssessoria de Administraçãopt_PT

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