Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pinto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorTeixeira, Maria Cândida da Mota
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorPinto, Ana Raquel Barros
dc.date.accessioned2022-09-08T10:10:22Z
dc.date.available2022-09-08T10:10:22Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (U.C) Prática Educativa Supervisionada (PES), desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar (EPE) e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consistindo no desenvolvimento holístico para a qualificação profissional. Este documento contem assim uma componente descritiva e reflexiva consistente, acompanhada dos documentos orientadores que regulam a prática docente, bem como as suas metodologias e estratégias que possibilitaram a sua concretização e os resultados obtidos, durante o percurso vivenciado e efetuado pela futura profissional de educação ao longo do ano letivo 2021/2022, nos dois contextos enunciados. Pela observação crítica e reflexiva, pode definir-se o que é relevante considerar em termos de ensino-aprendizagem, sempre apoiada na evolução de um pensamento prático ou sobre a ação. Quer-se com isto dizer que, além do professor se preocupar com o desenvolvimento dos alunos em geral, deve ver-se a prática pedagógica como uma oportunidade para continuar a construir o próprio conhecimento e, por conseguinte, a formação. É neste sentido que ser professor é, acima de tudo, saber dar. O professor tem de ter conhecimentos gerais, pois a profissão assim o exige, sendo necessário que a sua formação seja de carácter contínuo. Para além do conhecimento científico, o professor não se deve esquecer da vertente humana. A PES foi, por isso, um momento privilegiado de ensino-aprendizagem e de crescente crescimento pessoal e profissional.pt_PT
dc.description.abstractThe present work was elaborated on the behalf of the Curricular Unit (U.C.) Supervised Educational Practice (PES), developed on Preschool Education (EPE) and Primary Education (CEB), part of Preschool and Primary School Education masters of Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, consisting on the holistic development for professional qualification. This document contains a consistent descriptive and reflective component, accompanied by the guiding documents that regulate the teaching practice, as well as their methodologies and strategies that made it possible to achieve it and the results obtained, during the lived journey and carried out by the future education professional during the academic year 2021/2022, in the two mentioned contexts. Through critical observation and reflection, we can define what is relevant to consider in teaching and learning terms, always supported by the evolution of practical thinking or action. This meaning that, in addition to the teacher caring for students’ development in general, pedagogical practice should be seen as an opportunity to continue building, their own knowledge and, therefore, their training. With this in mind being a teacher is, above all, knowing how to give. A teacher must have general knowledge, as the profession requires, and their training must be continuous. In addition to scientific knowledge, a teacher should not forget the human aspect. The PES was, therefore, a privileged moment of teaching and learning as well as a personal and professional growth.pt_PT
dc.identifier.tid203200926
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/20833
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectDocente reflexivopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.subjectReflective teacherpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Ana Raquel Barros Pintopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Pinto_2022.pdf
Size:
1.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: