Publication
Relatório final de estágio de Inês Mateus Bastos
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Isabel Gameiro | |
| dc.contributor.author | Bastos, Inês Mateus | |
| dc.date.accessioned | 2025-05-20T14:18:49Z | |
| dc.date.available | 2025-05-20T14:18:49Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.date.submitted | 2013 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio reflete o percurso e as atividades realizadas como estagiária, desde fevereiro até ao mês de junho. Surge no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, do 2º semestre do 1º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se desta forma demonstrar o processo de formação desenvolvido com o intuito de adquirir as competências definidas no programa da unidade curricular em consonância com o pefil do educador estabelecido pelo Decreto-Lei nº241/2001. Este processo teve consequências não só na formação pessoal e profissional da estagiária mas também no desenvolvimento das crianças. O estágio foi realizado em díade num Jardim de Infância da rede pública, no concelho de Ramalde. A recolha de dados sobre a turma e sobre o meio envolvente para a caracterização devida e para a elaboração das reflexões, foi feita através da observação direta e da interação com as crianças, bem como das suas fichas pessoais e de inquéritos. Para um exercício da prática profissional devidamente fundamentado, privilegiaram-se documentos orientadores como as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e as Metas de Aprendizagem para o Pré-Escolar. Ao longo de todo este percurso, procurou-se adequar as estratégias e modelos às características específicas das crianças e do grupo, articular saberes teóricos e desenvolver um papel ativo e um perfil de constante reflexão. Através do trabalho em díade e do trabalho em cooperação com a professora supervisora e a educadora cooperante, houve a preocupação de avaliar o desempenho da estagiária e o crescimento pessoal e profissional, com o objetivo de formar um profissional competente e capaz de tomar decisões favoráveis e assegurar o bem-estar das crianças. | por |
| dc.description.abstract | This Internship Report reflects the journey and activities undertaken as an intern, from February to the present month. It arises within the course of Supervised Teaching Practice, 2nd semester of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education. It is intended to this way to focus on the educational practices and reflect on the role of the educator in personal training, social and cultural development of the child. The internship was held in a dyad in public kindergarten, in the county of Ramalde. The collection of data on the class and on the environment appropriate to the characterization and the preparation of reflections were made through direct observation and interaction with children as well as their personnel records and surveys. For an exercise of professional practice duly justified the preference was for guiding documents such as Curriculum Guidelines for Pre-School Education and Learning Goals for Preschool. Throughout this journey, we tried to adapt the strategies and models to the specific characteristics of the children and the group, articulating theoretical knowledge and develop an active and a profile of constant reflection. Through the work in dyads and work in cooperation with the supervisor and teacher educator cooperative, there was a concern to evaluate the performance of the trainee and the personal and professional growth, with the aim of forming a competent and able to make decisions and ensure favorable well-being of children. | eng |
| dc.identifier.tid | 203944828 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30096 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Prática pedagógica supervisionada | |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | |
| dc.subject | Papel do Educador | |
| dc.subject | Desenvolvimento pessoal e profissional | |
| dc.subject | Pedagogical practice | |
| dc.subject | Preschool education | |
| dc.subject | Educator’s role | |
| dc.subject | Personal and professional development | |
| dc.title | Relatório final de estágio de Inês Mateus Bastos | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico |
