Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDiogo, Fernando Luís Teixeira
dc.contributor.authorPereira, Pedro Duarte Barbosa Gomes
dc.date.accessioned2016-12-19T12:48:41Z
dc.date.available2016-12-19T12:48:41Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Através deste trabalho, pretende-se explorar o percurso formativo desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada, e a forma como o estágio, no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, possibilitou a construção de saberes profissionais. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua identidade e a prática pedagógica. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse enquadrada num contexto educativo específico mas, também, num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. A reflexão assume, no presente Relatório de Estágio, uma componente fundamental para o desenvolvimento de um saber profissional próprio, mas contextualizado num coletivo. As reflexões estão presente ao longo do trabalho, explorando as diferentes dimensões que marcaram cada um dos ciclos em que se desenvolveu a Prática Educativa Supervisionada. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Resolução de Problemas e da Filosofia para Crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report was elaborated under the Curricular Unit Curriculum Integration: Supervised Educational Practice, integrated in the Master in Education 1st and 2nd cycle of Basic Education, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. Through this work, is intended to explore the formative route developed along the Supervised Educational Practice, and how the stage, in Schools Group Pêro Vaz de Caminha, enabled the construction of professional knowledge. Initially, it is explained, legally and theoretically, the teacher professionalization, their identity and the pedagogical practice. It is intended, therefore, to explore the legal and theoretical assumptions that supported the Supervised Teaching Practice, and that allowed the pedagogical action, during the internship, was framed in a specific educational context, but also on a clear and supported didactic-pedagogic positioning. The reflection takes in the present Internship Report, a key component for the development of an individual professional knowledge, but contextualized in a collective. The reflections are present throughout the work, exploring the different dimensions that marked each cycle in which developed the Supervised Educational Practice. The Internship Report also reveals the investigative dimension developed throughout the school year, by exploiting a research project involving the study of Problem Solving and Philosophy for Childrenpt_PT
dc.identifier.tid201454084
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8863
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_PT
dc.subjectFilosofia para criançaspt_PT
dc.subjectProfessional identitypt_PT
dc.subjectSupervisionpt_PT
dc.subjectTeaching and Learningpt_PT
dc.subjectPhilosophy for childrenpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.title.alternativeAntes de se chamar um professor de professor...pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePORTO
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Pedro Pereira_2015.pdf
Size:
14.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: