Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Pedro Pereira_2015.pdf14.36 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Através deste trabalho, pretende-se explorar o percurso formativo desenvolvido ao longo da Prática Educativa Supervisionada, e a forma como o estágio, no Agrupamento de Escolas Pêro Vaz de Caminha, possibilitou a construção de saberes profissionais. Inicialmente, enquadra-se legal e teoricamente a profissionalização docente, a sua identidade e a prática pedagógica. Pretende-se, assim, explorar os pressupostos legais e teóricos que sustentaram a prática educativa supervisionada, e que permitiram que a ação pedagógica, no contexto de estágio, fosse enquadrada num contexto educativo específico mas, também, num posicionamento didático-pedagógico claro e suportado. A reflexão assume, no presente Relatório de Estágio, uma componente fundamental para o desenvolvimento de um saber profissional próprio, mas contextualizado num coletivo. As reflexões estão presente ao longo do trabalho, explorando as diferentes dimensões que marcaram cada um dos ciclos em que se desenvolveu a Prática Educativa Supervisionada. O Relatório de Estágio ainda revela a dimensão investigativa desenvolvida ao longo do ano letivo, através da exploração de um projeto investigativo no âmbito da Resolução de Problemas e da Filosofia para Crianças.
This Internship Report was elaborated under the Curricular Unit Curriculum Integration: Supervised Educational Practice, integrated in the Master in Education 1st and 2nd cycle of Basic Education, from the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. Through this work, is intended to explore the formative route developed along the Supervised Educational Practice, and how the stage, in Schools Group Pêro Vaz de Caminha, enabled the construction of professional knowledge. Initially, it is explained, legally and theoretically, the teacher professionalization, their identity and the pedagogical practice. It is intended, therefore, to explore the legal and theoretical assumptions that supported the Supervised Teaching Practice, and that allowed the pedagogical action, during the internship, was framed in a specific educational context, but also on a clear and supported didactic-pedagogic positioning. The reflection takes in the present Internship Report, a key component for the development of an individual professional knowledge, but contextualized in a collective. The reflections are present throughout the work, exploring the different dimensions that marked each cycle in which developed the Supervised Educational Practice. The Internship Report also reveals the investigative dimension developed throughout the school year, by exploiting a research project involving the study of Problem Solving and Philosophy for Children

Description

Keywords

Identidade profissional Supervisão Ensino-aprendizagem Filosofia para crianças Professional identity Supervision Teaching and Learning Philosophy for children

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License