Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorOliveira, Helena Catarina da Silva Teixeira
dc.date.accessioned2018-01-09T11:30:33Z
dc.date.available2018-01-09T11:30:33Z
dc.date.issued2017
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II, que está inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que refletisse a aprendizagem de competências profissionais da mestranda desenvolvida no contexto de Creche e no contexto de Educação Pré-Escolar. Tendo em conta, o conhecimento e o desenvolvimento de saberes que a mestranda foi adquirindo ao longo do seu percurso nas duas valências, permitiu que construísse o seu próprio perfil como educadora, tendo sempre como referência o Perfil Geral e, sobretudo, o Perfil Específico de Desempenho Profissional. Desta forma, através de processos inerentes à metodologia de investigação-ação, a mestranda desenvolveu a sua prática fazendo uma aproximação a esta metodologia, recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que permitiram desenvolver conhecimentos, atitudes e práticas de forma crítica, tendo em conta os contextos observados. Esta metodologia permitiu uma co construção de saberes entre todos os atores envolvidos na prática pedagógica, principalmente com a colaboração da supervisora institucional, das orientadoras cooperantes e do par-pedagógico que juntamente com a mestranda refletiam, articulando a teoria e a prática, sobre a ação desenvolvida. Por fim, importa salientar que para além de a mestranda dar a conhecer o seu percurso durante os estágios, refere as potencialidades e os constrangimentos sentidos durante o seu percurso, bem como as aprendizagens a nível profissional e pessoal.pt_PT
dc.description.abstractWithin the course ‘Supervised Educational Practice II’ of the Masters in Pre-School Education study plans, it was requested a report on the practise and learning of professional competences developed by the student on kindergarten and pre-school environment. The student’s knowledge and its development in both fields throughout her academic journey allowed the construction of her own profile as an educator, always having as reference the general profile of professional performance. Thus, through mechanisms related to the action-research methodology, the student has developed her practise based on this method, resorting to observation, planning, action, evaluation and deliberation strategies, that allowed the development of knowledge, attitudes and practices in a critical way, taking into account the contexts observed. This methodology allowed the growth of knowledge amongst those involved in the educational practise, from which stands out the cooperation of the institutional supervisor, the mentors and the educational pair, whom in collaboration with the student, analysed the work development by merging the theory with the practise. Finally, not only the student states her path during the internship, but also she points out the upsides and downsides of her experience as well as her professional and personal growthpt_PT
dc.identifier.tid201820919
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10712
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectAprendizagens profissionais e pessoaispt_PT
dc.subjectKindergartenpt_PT
dc.subjectPre-schoolpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectProfessional and personal competencespt_PT
dc.titleRelatório de estágio da prática educativa supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_HelenaOliveira_2017.pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: