Publication
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Araújo, Sara de Barros | |
dc.contributor.author | Oliveira, Helena Catarina da Silva Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T11:30:33Z | |
dc.date.available | 2018-01-09T11:30:33Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | No âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada II, que está inserida no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que refletisse a aprendizagem de competências profissionais da mestranda desenvolvida no contexto de Creche e no contexto de Educação Pré-Escolar. Tendo em conta, o conhecimento e o desenvolvimento de saberes que a mestranda foi adquirindo ao longo do seu percurso nas duas valências, permitiu que construísse o seu próprio perfil como educadora, tendo sempre como referência o Perfil Geral e, sobretudo, o Perfil Específico de Desempenho Profissional. Desta forma, através de processos inerentes à metodologia de investigação-ação, a mestranda desenvolveu a sua prática fazendo uma aproximação a esta metodologia, recorrendo a estratégias de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão que permitiram desenvolver conhecimentos, atitudes e práticas de forma crítica, tendo em conta os contextos observados. Esta metodologia permitiu uma co construção de saberes entre todos os atores envolvidos na prática pedagógica, principalmente com a colaboração da supervisora institucional, das orientadoras cooperantes e do par-pedagógico que juntamente com a mestranda refletiam, articulando a teoria e a prática, sobre a ação desenvolvida. Por fim, importa salientar que para além de a mestranda dar a conhecer o seu percurso durante os estágios, refere as potencialidades e os constrangimentos sentidos durante o seu percurso, bem como as aprendizagens a nível profissional e pessoal. | pt_PT |
dc.description.abstract | Within the course ‘Supervised Educational Practice II’ of the Masters in Pre-School Education study plans, it was requested a report on the practise and learning of professional competences developed by the student on kindergarten and pre-school environment. The student’s knowledge and its development in both fields throughout her academic journey allowed the construction of her own profile as an educator, always having as reference the general profile of professional performance. Thus, through mechanisms related to the action-research methodology, the student has developed her practise based on this method, resorting to observation, planning, action, evaluation and deliberation strategies, that allowed the development of knowledge, attitudes and practices in a critical way, taking into account the contexts observed. This methodology allowed the growth of knowledge amongst those involved in the educational practise, from which stands out the cooperation of the institutional supervisor, the mentors and the educational pair, whom in collaboration with the student, analysed the work development by merging the theory with the practise. Finally, not only the student states her path during the internship, but also she points out the upsides and downsides of her experience as well as her professional and personal growth | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201820919 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10712 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens profissionais e pessoais | pt_PT |
dc.subject | Kindergarten | pt_PT |
dc.subject | Pre-school | pt_PT |
dc.subject | Action-research | pt_PT |
dc.subject | Professional and personal competences | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio da prática educativa supervisionada | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |