Repository logo
 
Publication

“Dos 8 aos 80”: prática pedagógica adaptada a diferentes faixas etárias

dc.contributor.advisorRamos, Fernando Manuel Pereira
dc.contributor.advisorFonseca, Filipe
dc.contributor.authorAlves, Daniela Castro Alves
dc.date.accessioned2025-01-16T17:38:35Z
dc.date.available2025-01-16T17:38:35Z
dc.date.issued2024-11-21
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado foi elaborada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música e está dividida em duas partes principais. A primeira parte apresenta um relatório de estágio, que inclui a caracterização da escola de acolhimento onde foi realizado o estágio académico, assim como uma descrição detalhada do trabalho desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada. A segunda parte destina-se a um projeto de investigação que visa analisar os métodos de ensino utilizados para alunos de diferentes faixas etárias e a sua adaptação às respetivas necessidades de cada grupo. O objetivo é compreender como as estratégicas pedagógicas podem ser adaptadas para melhor atender às especificidades de cada faixa etária, promovendo um ensino mais eficaz e inclusivo. Conclui-se que não existe um método único e universal eficaz, considerando a adaptação do método ao aluno a prática pedagógica mais apropriada.pt_PT
dc.description.abstractThis master's dissertation was completed within the framework of the Master’s in Music Education and is structured in two main sections. The first part presents an internship report, which includes a detailed description of the host school where the academic internship took place, as well as the work conducted during the Supervised Teaching Practice. The second part is dedicated to a research project focused on analyzing teaching methods for students across different age groups, and how these methods can be adapted to meet the specific needs of each group. The aim of this research is to understand how pedagogical strategies can be tailored to address the unique characteristics of each age group, thereby promoting more effective and inclusive teaching practices. The study concludes that there is no single universally effective method, and that adapting teaching approaches to individual students represents the most effective pedagogical practice.pt_PT
dc.identifier.tid203803981pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/27109
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino da músicapt_PT
dc.subjectEnsino do saxofonept_PT
dc.subjectIniciação musicalpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectMétodos de ensinopt_PT
dc.subjectMusic educationpt_PT
dc.subjectSaxophone teachingpt_PT
dc.subjectMusical initiationpt_PT
dc.subjectPedagogical practicept_PT
dc.subjectTeaching methodspt_PT
dc.title“Dos 8 aos 80”: prática pedagógica adaptada a diferentes faixas etáriaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e à Escola Superior de Educação como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, especialização Instrumento, saxofonept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inês_Alves_MEM_2024.pdf
Size:
3.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: