Repository logo
 
Publication

Da Intenção à Ação Empreendedora: uma avaliação empírica do impacto das principais barreiras

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
dc.contributor.authorMonteiro De Oliveira, Antonio
dc.date.accessioned2016-11-25T15:19:22Z
dc.date.available2016-11-25T15:19:22Z
dc.date.issued2016-09-30
dc.description.abstractEste trabalho caracteriza a Intenção Empreendedora e propõe uma descrição do processo e dos modelos teóricos que explicam e conduzem à Ação Empreendedora. O seu objetivo fundamental é avaliar o impacto das Barreiras que se interpõem no processo descrito e que condicionam a criação de novas organizações. Assumimos uma abordagem Pós-positivista e um método de Pesquisa de Levantamento do qual emergiram as hipóteses de investigação, que nos possibilitam concretizar o objetivo proposto, tendo efetuado uma análise empírica fundamentada na metodologia de investigação quantitativa. A partir da base de dados da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), construímos uma amostra longitudinal de 1985 a 2006, composta por 323 Indivíduos de um universo de 569 potenciais empreendedores. Na recolha de dados utilizamos, de forma complementar, técnicas de Análise de Bases Documentais, de Entrevista Telefónica Semiestruturada e de Triangulação de Dados. Os resultados permitem-nos concluir que 69% dos inquiridos não criaram qualquer tipo de organização. Destes, 2,24% não o fazem alegando Barreiras Normativas e Regulamentares; 12,56% alegando Barreiras Socioculturais e 85,20% alegando Barreiras Económico-financeiras. Sendo que, estas conclusões são significativamente distintas em função do maior ou menor envolvimento do Indivíduo no processo, assim como, da maior ou menor facilidade no acesso a apoios bancários, do tempo necessário para criar a organização, da forma como a financia e, finalmente, da maior ou menor disponibilidade de recursos financeiros. A sua principal limitação decorre da técnica de Amostragem utilizada e que inviabiliza a generalização dos resultados obtidos. Todavia possibilitou conclusões que podem contribuir para explicar e descrever as relações causais nos propusemos estudar.pt_PT
dc.description.abstractThis Project depicts the Entrepreneurial Intention and describes the process and theoretical models that lead to and explain the Entrepreneurial Action. Its fundamental goal is to evaluate the impact of the Entrepreneurship Barriers interposed in the aforementioned process, which restrain the creation of new organizations. Assuming a Post Positivist approach and a Survey Research methodology from which the hypothesis of investigation emerged, that allow us to achieve the proposed goal, having made an empirical analysis based on the quantitative research methodology. From the Associação Nacional de Jovens Empresários – ANJE (Portuguese National Young Entrepreneurs Association) database, we built a longitudinal sample from 1985 to 2006, comprising data from 323 individual observations from a total of 569 potential entrepreneurs. In the data collection we used, in a complementary way, the techniques of the Documentary Bases Analysis, Semi Structured telephone Interviews and the Data Triangulation. The results allow us to conclude that 69% of the surveyed did not create any kind of organization. Of these, 2,24% don’t do it alleging Regulatory Barriers; 12,56% alleging Cultural and Social Barriers and 85,20% alleging Economic and Financial Barriers. These conclusions are significantly distinct depending on the greater or lesser involvement of the Individual in the process, as well as on how easy it is to access banking support, the time required to create the organization, the way they finance it, and, finally, the higher or lower availability of financial resources. Its main limitation occurs from the employed Sampling technique, which invalidates the generalization of the obtained results. Still, it enabled conclusions that contribute to explain and describe the causal relationships we have proposed to study.pt_PT
dc.identifier.tid201290650pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8702
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectIntenção empreendedorapt_PT
dc.subjectAção empreendedorapt_PT
dc.subjectBarreiras à ação empreendedorapt_PT
dc.subjectEntrepeneurial intention-action gappt_PT
dc.subjectMétodo CHAIDpt_PT
dc.titleDa Intenção à Ação Empreendedora: uma avaliação empírica do impacto das principais barreiraspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMonteiro de Oliveira
person.givenNameAntonio
person.identifier.ciencia-id5713-1702-794A
person.identifier.orcid0000-0002-1358-846X
person.identifier.scopus-author-id57205754969
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf1587866-43b1-4a0b-9695-33778d3e6be4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf1587866-43b1-4a0b-9695-33778d3e6be4
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Antonio_Oliveira_MEI2016.pdf
Size:
1.53 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: