Repository logo
 
Publication

Marketing interno nos estabelecimentos hoteleiros: a aplicabilidade do marketing interno como forma de obtenção de qualidade de serviço ao cliente

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorOliveira, Mónica
dc.contributor.advisorSilva, Susana
dc.contributor.authorOliveira, Andreia Maia de
dc.date.accessioned2017-01-19T10:52:58Z
dc.date.available2017-01-19T10:52:58Z
dc.date.issued2016-12-05
dc.description.abstractO objetivo principal desta dissertação é estudar a influência do Marketing Interno no grau de motivação, satisfação e fidelização do colaborador. Pretende-se uma abordagem ao nível operacional, que fortemente influencia o mercado hoteleiro e que o condiciona nas estratégias de gestão dos recursos humanos e na retenção do colaborador, analisando a inter-relação entre comunicação e motivação e o seu impacto global sobre o desempenho do colaborador. A amostra neste estudo são colaboradores de unidades hoteleiras de 4 e 5 estrelas do Porto e Norte de Portugal e foi realizado através da aplicação de um questionário. Através da aplicação deste questionário podemos aferir a aplicabilidade do marketing interno nas estruturas hoteleiras, em especial numa perspetiva de comunicação versus motivação. Os resultados demonstram a forte correlação entre estes dois fatores (comunicação e motivação) e evidenciam que uma comunicação efetiva por parte dos gestores leva a um elevado grau de motivação, potencia a qualidade e perspetiva uma melhor imagem da organização percebida pelo colaborador.pt_PT
dc.description.abstractThe main purpose of this thesis is to study how internal marketing influences the staff's degree of motivation, satisfaction and loyalty. We aim at an operational level approach, which strongly influences the hospitality industry and which influences its human resources management strategies and staff retention. We will do so by analyzing the correlation between communication and motivation and its global impact on staff's performance. The sample in this study is made up of the staff from 4 and 5 star hotels in Porto and Northern Portugal. A questionnaire was used for assessing the applicability of internal marketing in hotel organizational structures, mainly in a communication vs. motivation perspective. The results show a definite correlation between these two factors (communication and motivation) and point out that an effective communication on the part of management leads to a high level of motivation, potentiates the quality and perspective a better image of the organization perceived by the collaborator.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201551144
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9310
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectRecursos humanospt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectComunicação interna e motivaçãopt_PT
dc.subjectHuman resourcespt_PT
dc.subjectInternal marketingpt_PT
dc.subjectInternal communication and motivationpt_PT
dc.titleMarketing interno nos estabelecimentos hoteleiros: a aplicabilidade do marketing interno como forma de obtenção de qualidade de serviço ao clientept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantor3133
thesis.degree.nameMestrado em Direção Hoteleira - Ramo Direção Comercial e Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_AndreiaOliveira_2016.PDF
Size:
1.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: