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Reabilitação de infraestruturas ferroviárias mediante o tratamento das plataformas

dc.contributor.advisorMendonça, António Agostinho Martins
dc.contributor.authorFidalgo, Joana Maria Pereira de Macedo
dc.date.accessioned2018-01-29T14:21:10Z
dc.date.available2020-11-25T01:30:16Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractCom este trabalho abordar‐se‐á a reabilitação de infraestruturas ferroviárias através do tratamento das plataformas, inserida num modelo de decisão económico, técnico e de condicionalismos ferroviários com especial enfoque às injeções de caldas cimentícias e á avaliação do risco inerente á tomada de decisões. Para dar origem a este modelo de decisão foi preciso realizar um estudo profundo sobre as características estruturais da via‐férrea abrangendo os esforços a que está sujeita e o seu posterior dimensionamento, agrupado num modelo padrão com objetivos comparativos futuros, recorrendo a normativos europeus e nacionais. Na sua criação foi também necessária a abrangência da prospeção prévia e da sua importância, manifestada neste documento pelos casos de obra de Nacala e do Sena em Moçambique e sempre presente em toda a análise conclusiva do documento. Está ainda presente neste documento uma análise económica aos custos inerentes ás atividades de reabilitação geotécnica de plataformas ferroviárias assim como foi criado um modelo de decisão sobre as melhore soluções de reabilitação e as suas condicionantes onde foram identificadas as principais patologias e os respetivos tratamentos em plataformas ferroviárias e predispostos numa hierarquia subjacente aos conceitos técnicos, onerosos, temporais e de risco, garantindo uma consulta intuitiva e esclarecedora para o objetivo definido à partida.pt_PT
dc.description.abstractThis work will address the geotechnical rehabilitation of railway platforms through the reinforcement of the foundation soils, inserted in a model of economic, technical and railway constraints with a special focus on the injections of cement grouts and the assessment of inherent risk of decisions. In order to give rise to this model of decision, an in‐depth study was carried out on the structural characteristics of the railroad, covering the efforts to which it is subject and its later dimensioning, grouped in a standard model with future comparative objectives, resorting to European and national regulations. In its creation, it was also necessary to extend the scope of the preliminary exploration and its importance, manifested in this document by the cases of Nacala and Sena in Mozambique and always present in all the conclusive analysis of the document. This document also includes an economic analysis of the costs inherent in the activities of geotechnical rehabilitation of railway platforms, as well as a decision model was created on the best rehabilitation solutions and their conditions where the main pathologies and the respective treatments in railway platforms were identified and predisposed in a hierarchy underlying the technical, costly, temporal and risky concepts, guaranteeing an intuitive and illuminating consultation for the objective defined at the outset.pt_PT
dc.identifier.tid201767325pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10867
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPlataforma ferroviáriapt_PT
dc.subjectTratamento de plataformaspt_PT
dc.subjectInjeçõespt_PT
dc.subjectModelo de decisãopt_PT
dc.subjectAnálise de riscopt_PT
dc.subjectRailway platformpt_PT
dc.subjectTreatment platformspt_PT
dc.subjectInjectionspt_PT
dc.subjectDecision modelpt_PT
dc.subjectRisk analysispt_PT
dc.titleReabilitação de infraestruturas ferroviárias mediante o tratamento das plataformaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambientept_PT

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