Repository logo
 
Publication

Amizade entre os alunos do 1º ciclo, com e sem incapacidade, em contexto educativo

datacite.subject.fosCiências Sociais
dc.contributor.advisorAlves, Sílvia
dc.contributor.authorPinto, Márcia Teresa Gomes Campos
dc.date.accessioned2025-01-29T11:18:58Z
dc.date.available2025-01-29T11:18:58Z
dc.date.issued2024
dc.date.submitted2024
dc.description.abstractConsensualmente aceite como o modelo educativo mais equitativo, a implementação da educação inclusiva foi responsável pela garantia do acesso dos alunos com necessidades adicionais de suporte à escola, trazendo desafios do ponto de vista das condições ideais para assegurar a sua participação. Assim, as atitudes de aceitação dos pares com desenvolvimento típico é um tema amplamente estudado na literatura, mas pouco se sabe sobre as relações de amizade estabelecidas entre os alunos com e sem NAS. Desta forma, este estudo teve como objetivo compreender as relações de amizade entre pares com e sem incapacidade, no qual participaram 126 alunos. O estudo adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa, envolvendo questionários de autopreenchimento e entrevistas, aplicados a alunos e professores. Os resultados revelam que as relações de amizade existentes entre alunos com e sem incapacidade promovem empatia, independentemente do género, o respeito das diferenças, além de melhorar as habilidades sociais e a confiança dos alunos. Para os alunos com incapacidade, essas relações são cruciais para fortalecer a autoestima e a participação social. Por outro lado, os pares sem incapacidade desenvolvem competências sócioemocionais, como a empatia e a cooperação, enquanto reconhecem o valor da diversidade. Promover a inclusão, a participação social e a amizade nas escolas criam uma experiência educacional plena, que beneficia todos os alunos. Não só melhora os resultados escolares, mas também promove uma cultura escolar positiva onde a diversidade é comemorada e cada aluno se sente valorizado e apoiado.por
dc.description.abstractConsensually accepted as the most equitable educational model, the implementation of inclusive education was responsible for guaranteeing access to school for students with additional support needs, bringing challenges from the point of view of ideal conditions to ensure their participation. Thus, acceptance attitudes of peers with typical development is a topic widely studied in the literature, but little is known about the friendship relationships established between students with and without NAS. Therefore, this study aimed to understand friendship relationships between peers with and without disabilities, in which 126 students participated. The study adopted a qualitative and quantitative approach, involving self-completion questionnaires and interviews, applied to students and teachers. The results reveal that the friendship relationships between students with and without disabilities promote empathy, regardless of gender, respect for differences, in addition to improving students' social skills and confidence. For students with disabilities, these relationships are crucial to strengthening self-esteem and social participation. On the other hand, peers without disabilities develop social-emotional skills such as empathy and cooperation while recognizing the value of diversity. Promoting inclusion, social participation and friendship in schools creates a fulfilling educational experience that benefits all students. Not only does it improve school outcomes, it also promotes a positive school culture where diversity is celebrated and every student feels valued and supported.eng
dc.identifier.tid203852427
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29318
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectNecessidades adicionais de suporte
dc.subjectRelações de amizade
dc.subjectInclusão
dc.subjectAdditional support needs
dc.subjectsocial participation
dc.subjectfriendship
dc.titleAmizade entre os alunos do 1º ciclo, com e sem incapacidade, em contexto educativopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especial: Multideficiência e Problemas de Cognição

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Márcia Pinto_2024.pdf
Size:
1.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: