Publication
Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português
dc.contributor.author | Choupina, Celda | |
dc.contributor.author | Costa, José Antónia | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.date.accessioned | 2017-12-04T11:09:11Z | |
dc.date.available | 2017-12-04T11:09:11Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Se partirmos da definição de família de palavras do Dicionário Terminológico (2008) online, verificamos que se encontra essencialmente direcionada para o âmbito da morfologia sincrónica, ainda que a entrada se situe exclusivamente no domínio do lexico e vocabulario (B5).Esta perspectiva leva-nos a equacionar as várias dimensões implicadas - diacrónica, sincrónica, descritiva e didático-pedagógica - e consequentes limites do conceito de família de palavras e das suas relações com os conceitos de campo semântico e de campo lexical, tanto mais que se trata de conteúdos a abordar explicitamente a partir do 1º ciclo do Ensino Básico (cf. Programas 2009 e Metas 2012) e que levantam frequentes dúvidas a professores e alunos. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10561 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | no | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | Família de palavras | pt_PT |
dc.subject | Redes lexicais | pt_PT |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_PT |
dc.title | Palavras em Rede: Diálogos entre linguística aplicada e história da língua no ensino e na aprendizagem do português | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 743 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 700 | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |