Repository logo
 
Publication

A Sustentabilidade ambiental, a inovação e o modelo de negócios na indústria portuguesa de mobiliário: objetivos e desafios

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Ricardo Jorge Oliveira da
dc.contributor.authorMoreira, Filipa Sousa
dc.date.accessioned2024-01-17T11:27:33Z
dc.date.available2024-01-17T11:27:33Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.description.abstractO principal objetivo do presente estudo foi diagnosticar a implementação de modelos de negócios sustentáveis do ponto de vista ambiental nas PMEs da Indústria Portuguesa de Mobiliário e compreender como podem as empresas ajustar os seus modelos de negócios para combaterem os desafios colocados pela economia circular, tendo em conta o tipo de produtos que desenvolvem e manufaturam. Neste sentido, foi realizada uma revisão de literatura para aprofundamento dos conceitos de Sustentabilidade Ambiental e Inovação associados aos 5 Estágios de Mudança propostos por Nidumolu et al. (2009). O facto da Indústria Portuguesa do Mobiliário ser uma das indústria mais relevantes economicamente no tecido económico português e, paralelamente, uma indústria que tem desafios ambientais consideráveis, despertou o interesse na sua análise e na procura de soluções inovadoras, principalmente numa fase em que a sustentabilidade é cada vez mais requirida pelos governos e pelos próprios consumidores, devido aos problemas que advêm das aterações climáticas, da poluição e da desflorestação, entre outros. O estudo realizado foi sustentado por um inquérito piloto complexo, testado numa amostra de 16 empresas (dos 660 inquéritos enviados), pertencentes à Indústria Portuguesa do Mobiliário. Os resultados demonstram que as empresas ainda estão numa fase embrionária na abordagem da sustentabilidade ambiental e nas suas implicações no seu modelo de negócios. São 18,75% as empresas que já respeitam certificações ambientais de protocolo, o que significa que a maior parte das empresas inquiridas ainda não ultrapassou o primeiro Estágio de Mudança. Contudo, todas as empresas inquiridas adotam, pelo menos, uma inovação na sua cadeia de valor. Não obstante, as empresas não estão preparadas para alcançar o último Estágio de Mudança, uma vez que não recorrem a práticas inovadoras.pt_PT
dc.description.abstractThe main goal of this study was to assess the implementation of sustainable business models with a focus on environmental considerations within the context of SMEs in the Portuguese Furniture Industry. Furthermore, the aim is to comprehend how these enterprises can adapt their business models to effectively address the challenges introduced by the circular economy, considering the nature of the products they design and produce. To this end, a comprehensive literature review was conducted to delve into the fundamental concepts of Environmental Sustainability and Innovation, particularly in connection with the 5 Stages of Change framework proposed by Nidumolu et al. (2009). The Portuguese Furniture Industry's dual role as one of the most economically significant sectors and simultaneously has considerable environmental challenges has kindled a keen interest in its scrutiny and the pursuit of innovative remedies. This interest is particularly pronounced during a period when sustainability is in high demand, propelled by both governmental mandates and consumer expectations. The impetus for this shift in focus arises from the multifaceted issues stemming from climate change, pollution and deforestation, and other related concerns. The investigation was underpinned by an intricate pilot survey tested on 16 companies (of the 660 surveys sent) operating within the Portuguese Furniture Sector. The findings indicate that these companies are currently at an embryonic stage regarding the emphasis placed on environmental sustainability and its implications on their business models. A legal compliance rate of 18.75% is observed among companies, signifying that the predominant portion of the surveyed entities has not advanced beyond the initial Stage of Change. Nonetheless, the entirety of surveyed companies incorporates at least one innovation within their value chain. Nevertheless, companies exhibit a lack of readiness to attain the ultimate Stage of Change, as they do not engage in innovative practices.pt_PT
dc.identifier.tid203467647pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24501
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSustentabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectModelo de negóciospt_PT
dc.subjectIndústria portuguesa do mobiliáriopt_PT
dc.subject5 Estágios de mudançapt_PT
dc.subjectEnvironmental sustainabilitypt_PT
dc.subject5 Stages of Changept_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.subjectPortuguese furniture sectorpt_PT
dc.subjectBusiness modelpt_PT
dc.titleA Sustentabilidade ambiental, a inovação e o modelo de negócios na indústria portuguesa de mobiliário: objetivos e desafiospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Filipa_Moreira_MEI_2023.pdf
Size:
2.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: