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Perfil do empreendedor social brasileiro

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorBernardino, Susana Jacinta Queirós
dc.contributor.authorCarneiro, Daniela Abadia
dc.date.accessioned2017-11-20T17:56:49Z
dc.date.available2017-11-20T17:56:49Z
dc.date.issued2017-11-06
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO empreendedorismo social configura-se como um fenômeno recente que tem atraído a atenção de diversos pesquisadores. O estudo realizado parte de uma pista de investigação futura apontada por Bernardino (2013) em sua tese de doutoramento realizada em Portugal, no qual a autora indentifica o perfil do empreendedor social português e propõe a realização de estudos semelhantes em contextos empíricos diferentes. Sendo assim, o presente trabalho objetivou identificar o perfil do empreendedor social brasileiro e compará-lo ao perfil do empreendedor social português. Utilizou-se uma abordagem exploratória, descritiva e de natureza quatitativa. A amostra utilizada foi não probabilística e por conveniência, sendo a pesquisa realizada através de um questionário aplicado online a empreendedores sociais que utilizam plataformas de investimento coletivo (crowdfunding) no Brasil. Os dados foram tabulados utilizando o software SPSS. Os resultados obtidos permitiram caracterizar os negócios sociais brasileiros. Em relação ao o perfil psicográfico, identificou-se que dentre os traços de personalidade analisados, a agradabilidade, abertura a experiências e extroversão tem influência positiva sobre a iniciativa social. Quanto ao perfil demográfio dos empreendedores sociais, com exceção do gênero, que não apresentou diferenças estatisticamente significativas, a idade, o nível de formação, a área de formação, a situação ocupacional anterior e o setor de proveniência dos indivíduos são variáveis que podem influenciar um indivíduo na decisão de empreender socialmente. Já as motivações que influenciam a iniciativa, estão relacionadas a afiliação com uma comunidade e objetivos de caráter pessoal. Em relação à percepção da viabilidade da iniciativa, os resultados demonstram que a percepção das capacidades pessoais do indivíduo é tida como o fator mais importante para a criação da iniciativa, enquanto a percepção da favorabilidade do contexto externo representa menos significância. Por fim, foi feito um estudo comparativo entre os empreendedores sociais portugueses e brasileiros, assinalando as principais semelhanças e diferenças entre os perfis dos mesmos.pt_PT
dc.description.abstractThe social entrepreneurship is a recent phenomenon which has been drawing the attention of numerous researchers. The study performed arises from a future investigation clue pointed out by Bernardino (2013) in his doctoral thesis held in Portugal, in which the author identifies the Portuguese social entrepreneur’s profile and proposes to carry out similar studies in different observational contexts. Therefore, the present study aimed at identifying the Brazilian social entrepreneur’s profile and to compare it to the Portuguese one. An exploratory, descriptive and quantitative approach was used. The sample used was not probabilistic and for convenience, the survey conducted through a questionnaire applied online to social entrepreneurs using collective investment platforms (crowdfunding) in Brazil .The data have been tabulated by using the SPSS software. The results obtained made it possible to characterize the Brazilian social businesses. In relation to the psycograph profile it was possible to identify that, among the personality traits analyzed, pleasantness, the openness to experiences and extroversion have a positive influence on the social initiative. As for the social entrepreneur’s demographic profile, except for the gender, which hasn’t shown any statistically meaningful differences, the age, the level of education, the training area, the previous occupational status and the individuals’ origin field are variables which may influence on the individual’s decision to socially undertake. The motivations that influence the initiative are related to an affiliation with a community and personal goals. In relation to the perception of the initiative’s viability, the results demonstrated that the perception of the individuals’ personal capacities is considered to be the most important factor to the creation of initiative, whereas the perception of the external environment’s favorability represents a lower significance. Finally, a comparative study has been carried out between the Portuguese and Brazilian social entrepreneurs by pointing the main similarities and differences among their profiles.pt_PT
dc.identifier.tid201756684pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10464
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismo socialpt_PT
dc.subjectEmpreendedor socialpt_PT
dc.subjectMotivaçõespt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectPerfilpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectSocial entrepreneurshippt_PT
dc.subjectProfilept_PT
dc.subjectSocial entrepreneurpt_PT
dc.subjectBrazilpt_PT
dc.subjectMotivationspt_PT
dc.titlePerfil do empreendedor social brasileiropt_PT
dc.title.alternativeestudo comparativo entre Brasil e Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

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